Mercado Livre aparece nas placas de led no jogo do Flamengo contra o Athletico-PR realizado no Maracanã (RJ) no dia 3 de outubro (Divulgação)

De marcas típicas do futebol para plaqueiros da Black Friday, a Sport Promotion avança na comercialização de placas em estádios, agora que o público está de volta às arquibancadas. “Temos Mercado Livre e estamos negociando com outras três marcas”, antecipa Adrien Duarte, diretor-comercial da empresa, que em evento marcado para o dia 4 de novembro premiará os parceiros de 2021 e apresentará o planejamento para o próximo ano.

A procura reflete a disputa das marcas do varejo por diferenciação em uma das datas comerciais mais cobiçadas. “O painel digital no campo nada mais é do que um grande OOH passando na TV com uma forte audiência”, destaca o executivo. A nova forma de enxergar o meio atraiu players digitais, como Facebook e Amazon Prime Video, que fortalecem a presença na mídia.

Claro, Brahma e Suggar foram outros clientes conquistados em plena pandemia do coronavírus. Com o avanço da vacinação, a Sport Promotion segue no ataque motivada pela retomada das atividades. “Confio na fiscalização sanitária dos estádios para uma volta sustentável. Mas as pessoas também devem fazer a sua parte e pensar no senso coletivo”, alerta Duarte. Testes laboratoriais para a detecção da Covid-19 ou vacinação plena são algumas das exigências da

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para liberar a entrada dos torcedores. Mais anunciantes querem entrar em campo. Há cerca de duas semanas, a Sport Promotion vem registrando incremento de negócios não só devido à volta do público aos estádios mas também à atenção que o Campeonato Brasileiro ganha em sua reta final, aumentando a consistência de entrega de mídia.

Rubens Nigro, vice-presidente comercial da Sport Promotion (Divulgação)

“Os segmentos que ainda estão liberados, que não têm exclusividade com alguém que já comprou antes, já estão recebendo demanda para ficar até o fim do campeonato”, conta Duarte. O interesse sinaliza o crescimento. O meio passa por uma reinvenção que promete enterrar o emaranhado de estruturas estáticas até hoje invisíveis aos olhos dos torcedores.

Agora, a inovação vem das placas de led, que permitem aliar texto e imagem em campanhas da Sport Promotion cocriadas com a agência inglesa especializada em artes de led perimetral OMM, autora de projetos para a Champions League, principal torneio de clubes do mundo, além de Heineken e Nike.

A parceria já deixa lições. A mensagem deve ser direta, ter movimento e pulsos de luz capazes de atrair a retina. “O uso criativo do led pode anunciar lançamentos, promover produtos, gerar conteúdo com instantaneidade, estimular interatividade e incluir ações de call to action”, confirma Rubens Nigro, vice-presidente comercial da Sport Promotion.

A empresa garante que o resultado para clientes que têm cota anual supera 30 vezes o valor do investimento, segundo pesquisas de retorno de mídia do Ibope Repucom. E ainda ganha o empurrão da audiência com uma média de 20 pontos na TV aberta. “Trabalhamos o OOH dentro da televisão. A audiência é o retrato da força que o entretenimento tem, e de levar alegria aos brasileiros”, lembra Duarte.

Com 30 anos de operação, hoje a companhia tem acordos com 19 clubes, em 361 jogos na Série A, endossada por marcas como Betfair, Gol e Quartzolit/Brasilit, entre outras. O formato de comercialização abrange 36 painéis estáticos de 7mX1m com substituição da linha frontal de placas por led nas partidas exibidas pela TV Globo, dona dos direitos de transmissão das competições.

Já na Série B, são 20 clubes e 380 jogos. O pacote inclui 38 painéis estáticos, seis publimetas e dois pares de prismas ao lado do gol. Entre os anunciantes, estão Pitú, Bodog e Rivalo.