YouTube estreia seis atrações originais brasileiras com Whindersson, Porta dos Fundos, Desimpedidos, Nathalia Arcuri, Manual do Mundo e Los Bragas (Divulgação)

O YouTube promoveu nesta terça-feira (24) o Brandcast, evento anual em que anunciam as principais novidades da plataforma no país.

Entre os anúncios estão os seis primeiros YouTube Originals brasileiros, entre eles, “Whindersson – Próxima Parada”, que vai ao ar no dia 03 de outubro com patrocínio da Motorola.

Também apresentaram a nova pesquisa Video Viewers, mostrando que o brasileiro já consome mais vídeo on-line que conteúdo da TV aberta, além da chegada ao Brasil do YouTube Works Awards, prêmio celebra criatividade e eficiência publicitária na plataforma.

Originais

O YouTube anunciou os seis primeiros YouTube Originals produzidos no país, com os criadores Whindersson Nunes, Porta dos Fundos, Desimpedidos, Nathalia Arcuri e Manual do Mundo e a produtora Los Bragas. O primeiro a estrear será “Whindersson – Próxima Parada”, no próximo dia 3 de outubro. 

Com o Originals, o YouTube investe em todos os elementos de criação dos shows, desde uma produção mais elaborada até um amplo suporte de marketing e promoção do conteúdo. Em todo o mundo, já foram lançados quase 50 shows em 14 mercados. 

Como parte da nova estratégia, o público do YouTube terá a oportunidade de desfrutar de conteúdos originais do YouTube – lançados após 24 de setembro de 2019 – gratuitamente, com anúncios. O serviço de assinatura do YouTube, o YouTube Premium, continuará oferecendo acesso sem anúncios a todos os conteúdos, com todos os episódios disponíveis ao mesmo tempo, além de, quando disponível, acesso a conteúdo bônus e exclusivo das produções originais.

Pesquisa

Segundo dados do estudo Video Viewers, elaborado pela plataforma, o brasileiro vê mais vídeo online que conteúdo da TV aberta. O consumo de vídeo na web cresceu 165% no Brasil nos últimos cinco anos, enquanto o de programação da TV cresceu 24% no mesmo período, de acordo com a sexta edição da pesquisa Video Viewers, encomendada pelo Google e realizada pela Provokers.

Considerando as respostas dos entrevistados sobre o que eles assistiram no período imediatamente anterior à pesquisa, o YouTube teve a maior participação nos vídeos assistidos, em 2018, estava em segundo lugar. Além disso, o estudo mostra que 9% dos brasileiros já não acompanham a programação da TV.

A maioria das pessoas que assistem a vídeos na web (80%) afirma que está à procura de conteúdos que a programação da TV não oferece. Apesar disso, muitos utilizam a TV para acessar vídeos no YouTube no momento mais conveniente. Esse é um dos motivos da popularidade do app do YouTube para TVs: segundo a Provokers, houve um aumento de 70% em tempo de visualização de vídeos no YouTube por meio de TVs em relação ao ano passado.

Dos mais de dois mil entrevistados pela Provokers, 95% assistem a vídeos online e consideram o YouTube o lugar preferido para assistir a esses conteúdos. A maior parte (84%) também afirma que encontra facilmente os vídeos que deseja assistir no YouTube, enquanto sete em cada dez brasileiros concordam que a plataforma recomenda conteúdo de acordo com seus interesses.

O YouTube também é considerado um espaço para encontrar conteúdos de aprendizado e aprimoramento. Do total, seis em cada dez entrevistados decidiram buscar melhorias na carreira depois de assistir a um vídeo no YouTube e, também afirmam que a plataforma traz informações para ampliar seus conhecimentos. Mais de metade dos entrevistados também afirma que a plataforma é o lugar onde podem se aprofundar nos assuntos de seu interesse.

A pesquisa apontou ainda que quando se fala sobre interesses de usuários e das marcas na plataforma, 60% dos entrevistados afirmam ter considerado comprar um produto depois de assistir a um vídeo no YouTube. A plataforma reuniu alguns de seus principais cases com marcas como Ambev, Carrefour, Estácio e Natura

YouTube Works Awards chega ao Brasil

A plataforma anunciou ainda a primeira edição do YouTube Works Awards, prêmio que celebra marcas e agências que estão por trás das campanhas publicitárias mais criativas e eficientes veiculadas na plataforma.

Agências de publicidade de todo o país podem concorrer ao prêmio com trabalhos que usaram o YouTube como canal de acesso e engajamento com consumidores de forma inovadora e que também geraram um grande impacto nos resultados de negócio. As inscrições serão abertas no final de 2019.

YouTube Works Awards é realizado em colaboração com a Kantar e já acontece em países como Estados Unidos e Grã-Bretanha. No Brasil, o prêmio vai selecionar os melhores trabalhos publicitários em sete categorias diferentes. São elas:  

Data Driven Insight: cases que demonstram habilidade em utilizar insights provenientes de Google Data;

Best Work With Creators: melhor caso de uso de criadores na campanha para atingir resultados de negócio;

Buzzworthy: campanha que teve grande repercussão além da plataforma;
 
Creative Effectiveness: melhor trabalho criativo e eficiente;

Media Strategy: melhor estratégia de mídia;

Best at leveraging YouTube – Grand Play: campanha que conseguiu aproveitar o que o YouTube oferece de melhor em uma campanha criativa, disruptiva e com resultados de negócio comprovados;

Visibility & Inclusion: casos que colocaram grupos normalmente negligenciados pela indústria e que a partir disso geraram discussão sobre temas necessários.

O júri será composto por profissionais com experiência na área, para trazer perspectivas diversas sobre criatividade, marketing e mídia.

Entre eles, estão Anselmo Ramos (Fundador da Gut), Elio Silva (Diretor de Marketing da Riachuelo), Ezra Geld (CSO – JWT), Guilhermo Bressane (Diretor de Marketing do Itaú), Ilca Sierra (Diretora de Marketing da Via Varejo), João Branco (Diretor de Marketing,  McDonalds), Keka Morelle (CCO – Wunderman Thompson), Marina Daineze (Diretora de Imagem e Comunicação da  VIVO), Poliana Souza (Diretora de Marketing da Coca-Cola), Renata Bokel (CSO WMcCann), Ricardo Dias (Diretor de Marketing da Ambev), Sergio Gordilho (CCO – Africa) e Stella Brant (Diretora de Marketing da 99).

O júri será responsável por avaliar aspectos-chave como a execução criativa, a estratégia das campanhas inscritas e o impacto que tiveram no YouTube e em seus negócios. Mais do que reconhecer grandes talentos e os melhores trabalhos feitos hoje pela indústria de comunicação, o objetivo do YouTube Works Awards é inspirar e trazer insights para influenciar projetos futuros. Os vencedores devem ser conhecidos no começo de 2020.