“Há várias e excelentes premiações no mercado. Eu quis criar uma em que os veículos de comunicação elegessem os profissionais de mídia, e os profissionais de mídia elegessem os veículos. E os dois juntos elegessem os anunciantes. Então, a ideia foi fazer uma premiação única no mercado, como uma forma de reconhecimento das relações entre as agências de propaganda, os veículos e os anunciantes”, disse Claudio Venâncio, organizador do evento.
A entrega de troféus foi realizada no último dia 16, em São Paulo, após a programação de palestras, que recebeu nomes como Mônica Carvalho (Google), Guido Sarti (DPZ&T), Jaime Troiano (Troiano Branding), Hugo Rodrigues (WMcCann), Mario D’Andrea (Dentsu) e Luiz Lara (Lew Lara/TBWA).
Entre os premiados, na categoria Diretor/Executivo de Veículos o vencedor foi Mauricio Jacob (Band). Como ganhador de VP/Diretor-Geral de Veículo foi escolhido Gilberto Corazza (Turner). O Anunciante selecionado foi Fábio Dragone (Bradesco). Em Diretor/Gerente de Mídia, quem ficou com a premiação foi Cristina Omura (FCB Brasil). Já o VP/Diretor-Geral de Mídia que levou o troféu para casa foi Maurício Almeida (F/Nazca S&S).
Para Claudio Venâncio, o prêmio para os profissionais reforça a vocação do Encontro de Mídias como um ponto de convergência entre os elos da cadeia. “Tem muita inteligência e tem muita competência no mercado. E tudo isso precisa ser difundido entre as pessoas. Recebemos nesta edição 300 profissionais, entre anunciantes, mídias e veículos, e houve uma integração dos pontos de vistas de todos”.
Sobre quais são as qualidades mais importantes para um profissional de mídia nos dias de hoje, Venâncio ressaltou a necessidade de uma boa formação multidisciplinar.
“Existe uma diferença muito grande entre o que era ser mídia na minha geração e o que é ser mídia hoje. Ele precisa saber de economia, ciência social e política. Também precisa ter um nível de abrangência muito grande. As agências necessitam investir cada vez mais na qualificação”, finalizou.
Os eventos voltados para a área de mídia são muito bem elaborados em sua construção, mas não atendiam na plenitude. Fiz uma rápida sondagem no ano 2010 perguntando para as nove principais agências qual era o numero de funcionários no departamento de mídia. Naquela ocasião o montante foi de 380 pessoas. Tenho a sensação que se fizesse esta mesma pergunta nos dias de hoje este número seria menor. Mesmo levando-se em consideração que a quantidade de plataformas de comunicação é muitas vezes superior, o que exige uma força tarefa muito maior, a realidade é perversa.
Voltando a 2011, me atrevi a fazer uma segunda pergunta : quanto vão aos eventos voltados a área de mídia ? O percentual foi baixíssimo. Dai nasceu o Encontro de Mídias.
Convidei sete queridos amigos meus para palestrarem e o encerramento foi feito pelo talentoso Octávio Florisbal que nos anos 70 foi o meu diretor de mídia na querida e saudosa Lintas, agência por onde passaram grandes profissionais de todas as áreas. Sucesso total.
De lá para cá conseguimos chegar na sétima edição e apesar da enorme dificuldade do nosso mercado ( e você é testemunha ocular do que eu estou falando ) temos tido sucesso.
Neste ano introduzi uma nova forma de apresentação, onde os palestrantes e debatedores se concentraram em uma arena. Muito mais intimista. Muito mais próximo dos participantes.
Além disto criei uma eleição onde os executivos de veículos de comunicação votaram nos profissionais de mídia e os mídias votaram nos executivos de veículos de comunicação. E ambos votaram em um anunciante. Nada mais simples do que isso. Este é um prêmio de verdadeiro reconhecimento ao talento e competência. Também fiquei muito feliz com o resultado.”
Maurício Almeida
Diretor de Mídia da F/Nazca Saatchi & Saatchi, com 15 anos de experiência no mercado, Maurício Almeida já trabalhou na Publicis, DM9DDB e Talent. Em sua trajetória conquistou prêmios como Silver Media Lions 2011, Grand Prix Prêmio Abril 2012 e Grand Prix Premio About 2012. Na F/Nazca desde 2014, o diretor de mídia atende o grupo de contas Honda Automóveis, Sadia, Mizuno, Google, Novartis e Pinacoteca
Mauricio Jacob
Diretor-executivo de Veículos da Rede Bandeirantes, Maurício Jacob acumula mais de 20 anos de experiência profissional, dedicados especificamente a vendas e marketing, e no desenvolvimento de negócios e soluções completas de mídias. Tem uma sólida e bem sucedida participação em processos relevantes de crescimento de mercados, incluindo desenvolvimento de estratégias e promoções em plataformas 360º.
Gilberto Corazza
Na Turner desde 2012, Gilberto Corazza desde 2016 é o vice-presidente de AdSales da programadora no Brasil. Ele comanda toda a área de vendas publicitárias dos canais Cartoon Network, Boomerang, Esporte Interativo, EI Maxx, EI Maxx 2, TNT, Space, Warner Channel, TCM, TBS e CNN International. Ele se reportará a Marcelo Cataldi, vice-presidnete de AdSales da Turner no Brasil e Pan-Regional da Turner na América Latina.
Fábio Suzigan Dragone
Engenheiro de Produção formado pela USP, com MBA em gestão Empresarial pela FGV e especialização em Marketing pela Kellogg School Of Management.
É responsável por Mídia, Marketing de Produtos e Mídia de Performance no Bradesco desde o fim de 2016.
Atua há 15 anos no mercado financeiro, sendo os últimos 5 em Marketing.
De 2013 a 2016, foi responsável pela ativação do Patrocínio dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016 e pela estratégia de Marketing de esportes do banco.
Ingressou no Bradesco em 2008 no segmento Bradesco Financiamentos e tornou-se Superintendente responsável pelas áreas de Planejamento, Produtos, Precificação e Ações Comerciais.
No Citibank, foi trainee e passou por diversas áreas, destacando sua formação na área de em Gestão de Crédito (Banco de Varejo e Cartões de Crédito), onde se tornou Gerente de Portfolio.
Foi Bicampeão Brasileiro de hipismo sendo pré-selecionado para Jogos Olímpicos de Atenas, Grécia (2004).