Um estudo da Dunnhumby com jovens consumidores com idade entre 25 e 35 anos mostra que 93% dos entrevistados se sentem afetados pela crise econômica brasileira. Além disso, 65% estão vendo a situação de forma pessimista e 89% pretendem cortar gastos no próximo semestre. Essa é a primeira crise real plenamente vivida por essa geração.

As contenções de gastos e despesas se concentram em extremos. Cerca de 81% vão reduzir gastos com lazer e entretenimento e 77% farão o mesmo com utilidades básicas, como água e luz. As compras de supermercado, bens duráveis e viagens são as categorias em que a intenção de corte é menos expressiva. As pesquisas de preço também são mais frequentes para 70%, que afirmam ter passado a fazer maiores buscas do que faziam em 2015.

A pesquisa feita pela multinacional inglesa revela que os indivíduos pertencentes à geração millenial, que se diferencia das outras por ter nascido e sido criada no meio digital, têm hábitos de compra mais noturnos e cestas reduzidas. Também foi observada a intenção de reduzir a quantidade, mas manter a qualidade das compras nas categorias como cerveja, vinho, chocolate e refrigerante.