Se o público em geral procura, em sua maioria, evitar que seus dados e informações sejam aproveitados pelas empresas na internet (leia mais aqui), o panorama muda significativamente quando se considera apenas os mais jovens. De acordo com nova pesquisa realizada pela Mintel, nada menos que 60% dos americanos da geração millenials – considerados “nativos” digitais, nascidos entre 1980 e 2000 – se mostram dispostos a dividir informações pessoais com as marcas.

Intitulado “Marketing para os millenials”, o estudo indica ainda que cerca de um terço (30%) daqueles que responderam serem contra ceder seus dados, o fariam caso recebessem algo em troca, como uma oferta especial ou um cupom de desconto. De acordo com informações colhidas pelo Warc, a pesquisa mostra enorme conflito com o público classificado como Baby Boomer – público atualmente entre 40 e 60 anos. Nesse caso, apenas 13% aceitariam ter os dados utilizados pelas marcas, mesmo com recompensas.

Os millenials também são mais propensos à prática quando consideradas áreas específicas. No total, 30% daqueles que aceitam compartilhar seus dados aceitariam dividir seu número de celular, enquanto só 14% dos baby boomers o faria. A diferença é ainda maior quando considerados os perfis das redes sociais: 27% para os mais jovens e apenas 10% para os mais velhos.

“O estudo mostra que a geração mais jovem, que cresceu na era da informação, sente-se mais confortável para dividir alguns tipos de informações pessoais, sendo menos céticos que seus pais”, analisa Fiona O’Donnell, gerente da Mintel. “Os millenials são predispostos a dividir seus hábitos pessoais e informações de contato com as marcas, mas eles só fazem isso quando consideram que os benefícios vão além dos riscos”, acrescenta.