Os Millennials querem que as marcas apresentem promoções que amenizem as dificuldades decorrentes da crise financeira. Os dados são de uma pesquisa realizada com 1.200 jovens de 18 a 30 anos pela Bullet em parceria com a MeSeems. Esse público, de acordo com a pesquisa, é adepto de ações promocionais (67%) e afirma já ter participado de uma dessas iniciativas.
Entretanto, não será qualquer coisa que irá engajá-los, pois depende da mecânica e, principalmente, do prêmio. Esse comportamento pode estar relacionado ao momento vivido pelo país, onde 24% desses jovens se encontram desempregados, 7% a mais do que o mesmo período de 2015. Isso quer dizer que 40% dos entrevistados querem dinheiro como prêmio. Além disso, com 22% das respostas, bens materiais como casa e carro vem em segundo lugar. Em terceiro, estão viagens ou serviços de entretenimento (20%), sendo o item que mais diferencie esse público dos demais.
De acordo com a gerente de planejamento da Bullet, Janaina Navarrette, com o poder de compra diminuindo, o primeiro item a ser cortado do orçamento dos Millennials é o entretenimento. E é exatamente por isso que surge o desejo de que as marcas os ajudem a enfrentar esse momento desafiador da economia, assim não precisam abrir mão daquilo que gostam de fazer.
“A Bullet vem estudando muito esse jovem para ajudar marcas a criarem uma relação de confiança e a trazerem relevância em suas promoções”, comenta Janaina. “É preciso se colocar no lugar desses jovens para entender esse universo. Falar sua língua sem forçar a barra, entender que o tempo deles é diferente e que os canais são diferentes. E pensar diferente pode ser legal. Nos faz olhar além, criando novas formas, mecânicas, linguagens e produtos”, completa.
No quesito mecânica, a pesquisa da Bullet aponta que para os Millennials quanto mais rápida e fácil a promoção, melhor. Dos 1.200 entrevistados, 39% preferem mecânicas por performance, como ‘junte e troque’, enquanto outros 34% optam pelo ‘compre, ganhe e concorra’. Ou seja, quanto mais prêmios a marca oferecer, ainda que esses sejam menores, mais participantes devem aderir. É claro que os Millennials preferem os maiores e aspiracionais, mas é preciso ter prêmios instantâneos para tornar a ação mais atrativa. Aquele antigo ‘compre e concorra’ já não funciona mais – apenas 8% disse se sentir atraído por esse tipo de promoção. É a sensação de chances reais de ganhar que engaja esse público.
O estudo ainda revela outros pontos que levam à conclusão de que Millennials não compram porque a marca diz e, sim, compram porque, de alguma forma, recebem algo em troca, além do produto. “Uma promoção pode e deve ser parte da estratégia de marketing das companhias para se aproximar dos jovens. A missão das agências é sair do automático, entregando o que os Millennials precisam de verdade para transformá-los em verdadeiros promo lovers, o que fará as marcas, por consequência, se tornarem brand lovers também”, explica Janaina Navarrette.