A Millward Brown antecipou algumas de suas previsões e tendências mais significativas em comunicação para o próximo ano no relatório “Looking Back – 2014 Digital & Media Predictions”. Uma delas é o aumento da importância da segunda tela para potencializar a propaganda na TV.
A expectativa é que a tecnologia de sincronização decole em 2015. Segundo a Millward Brown, as novas tecnologias de sincronização de segunda tela oferecem um grande potencial para os anunciantes ampliar seus investimentos em TV. Isso porque a tecnologia ajuda o anunciante a alcançar aqueles que usam os anúncios da TV para buscas online.
A Millward Brown destaca que os consumidores estão cada vez mais assistindo TV e navegando ao mesmo tempo na internet via dispositivos móveis e devices digitais. E as mídias sociais são o principal canal onde os consumidores interagem com o conteúdo da TV, sendo que o conteúdo da TV é o grande “assunto” das redes.
A empresa relembra que a Copa do Mundo no Brasil, em junho de 2014, foi o tema mais comentado da história do Facebook – com 350 milhões de pessoas gerando três bilhões de interações referentes à Copa. Para os analistas, o que surpreende é que só 65% dos anunciantes nos Estados Unidos, por exemplo, coordenam suas ações na TV e em mídias sociais (segundo o Advertising Age).
A Millward Brown dividiu o relatório em sete grandes tópicos. Veja abaixo:
– Micro-vídeo multiplies – challenging marketers to keep pace: a análise é de que 2014 foi um grande ano para o micro-vídeo, e que apesar da fragmentação das plataformas, Vine, Instagram e Tumblr continuam dominando.
– The breakthrough of wearable screens: apesar dos consumidores não terem abraçado todas as tecnologias wearable, como os relógios inteligentes, de acordo com uma pesquisa da PwC, 80% dos entrevistados responderam que as novas tecnologias melhoram suas vidas.
– Multiscreen big-data connections enhance effectiveness insight: 2014 foi o ano em que os anunciantes aumentaram os investimentos em Big Data e em tecnologia para juntar as peças do quebra-cabeça do marketing multifacetado.
– Social TV’s promise is tightly coordinated targeting across channels and screens: apesar de cada vez mais os consumidores assistirem TV e navegarem ao mesmo tempo na internet via dispositivos digitais, sendo que as redes sociais são o principal canal dessa convergência, nem todos os anunciantes coordenaram suas ações na TV e nas mídias sociais.
– Smartphones are the only screens that count for the connected youth of today: chamar a atenção das novas gerações é notoriamente difícil, porém os smartphones são o centro de seu mundo digital e são a grande promessa para os anunciantes atingir esse público, principalmente pelas redes sociais.
– Video budgets continue to shift from TV to multiscreen: em 2014 vimos o forte crescimento dos vídeos publicitários digitais com desdobramentos em outras telas, cujo investimento global passou de US$ 8 bilhões para US$ 11 bilhões, de acordo com a Magna Global.
– Success will not go to those who focus on screens alone: os anunciantes mais bem-sucedidos são aqueles que implementam estratégias integradas em multicanais, tanto online como offline.