O instituto de pesquisas Millward Brown está desenvolvendo novos softwares que prometem testar diferentes versões de campanhas publicitárias e ideias criativas, com a capacidade de mensurar resultados desses testes em algumas horas.

De acordo com Amanda Phillips, head de marketing da Millward Brown no Reino Unido, o movimento é uma resposta ao crescimento da mídia programática, que ela sugere, “está não apenas melhorando como direcionar a publicidade, mas fez surgir também a necessidade de uma customização maior do anúncio”.

Para a executiva, as marcas precisam testar mais de uma ideia criativa enquanto constroem o plano de mídia programática, ao mesmo tempo que uma grande campanha.

Na análise da Millward Brown, foram encontradas provas de que os pré-testes aumentaram a efetividade da propaganda em pelo menos 20%, comparando com anunciantes que não realizaram os testes.

O Warc Toolkit 2015 também já destacou a necessidade de a criatividade se tornar parte do processo programático – “30% é para a mídia, e 70% é criatividade”.

 *Com informações do Warc e The Drum