A responsável pela área de neurociência da MillwardBrown global, Nikki Westoby, apresentou, nesta terça-feira (8), em São Paulo, as três ferramentas de neurociência que acabam de ser colocada à disposição dos clientes no Brasil: Medição de associações implícitas, Eye tracking e Medição de ondas cerebrais.
A ferramenta de Medição de associações implícitas mostra as respostas emocionais às marcas e comunicações feitas. Com o Eye tracking é possível verificar que parte da peça chamou mais atenção do consumidor. A Medição de ondas cerebrais mostra, segundo a segundo, as respostas cognitivas e emocionais dos consumidores diante dos filmes.
Para falar sobre o cérebro, a executiva apresentou uma metáfora. “Comparar o cérebro a um iceberg é bom, mas dá a impressão de que não podemos ter acesso ao que fica no inconsciente. Eu prefiro a metáfora do teatro. O palco é a consciência. Os atores são os pensamentos. As pessoas dos bastidores, o sistema sensorial. O diretor, a sua motivação. O público, que é um grupo de pessoas que você precisa para ter o feedback, é sua memória, que é complexa”, comparou Nikki.
A executiva mostrou alguns exemplos dos usos das ferramentas de neurociência da MillwardBrown. “A neurociência é muito boa para ser usada no Brasil, onde as pessoas adoram novidades e gostam de tudo. Essas ferramentas fazem uma discriminação entre o que agrada mais ou menos”, disse.
por Cristiane Marsola