Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (25), o presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, que deixará o comando da estatal no dia 20 de março, falou sobre a performance da empresa – apesar do lucro de R$ 59,9 bilhões no quarto trimestre de 2020, o valor final foi de R$ 7,1 bilhões, queda de 82% ante 2019 – vestido com uma camisa que estampava a frase “Mind the gap” (Cuidado com o vão).
O executivo disse que não se trata de uma mensagem indiretamente direcionada ao governo e sim de uma referência a uma campanha interna de 2020 feita para estimular a marca a reduzir a sua diferença em relação a concorrentes internacionais.
Mesmo assim, o slogan acirrou a polêmica após o presidente Jair Bolsonaro criticar a política de preços da Petrobrás – que levou ao aumento dos combustíveis – indicando Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco.
O executivo explicou que o slogan é inspirado na frase do metrô de Londres – que alerta as pessoas sobre o vão entre o trem e a plataforma.