Por causa de um anúncio veiculado em 2011, a Brasil Kirin, responsável pela cerveja Devassa, corre o risco de ser multada em R$ 6 milhões pelo Ministério da Justiça. O processo administrativo, instaurado nesta sexta-feira (4) pelo órgão competente, é oriundo de uma denúncia no Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) do Espírito Santo, questionando um anúncio veiculado pela marca para divulgar a versão Tropical Dark, a qual teria “teor publicitário abusivo”.
A peça trazia a garrafa da cerveja em questão, ao lado do desenho de uma mulata em trajes sensuais e abaixo de um texto que destacava: “É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra”. De acordo com as apurações realizadas pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), “a peça foi considerada abusiva por equiparar a mulher negra a um objeto de consumo, por meio da comparação entre seu corpo e um produto”.
Para chegar ao processo administrativo, o Ministério da Justiça consultou órgãos como a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Federal de Psicologia. “Na sociedade de consumo, a publicidade é um indicativo do padrão ético adotado pelas empresas para a oferta de produtos e serviços. Não se pode admitir que para venda de um produto sejam utilizadas mensagens discriminatórias, que reforçam estereótipos de gênero e étnico-raciais e contribuem para aprofundar as desigualdades”, analisou Amaury Oliva, diretor do DPDC, no site do Ministério.
Em 2011, quando em veiculação, o anúncio recebeu uma série de críticas, além de denúncia ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). À época, a entidade disse não considerar o anúncio sexista, mas solicitou alterações no texto para que a peça voltasse a ser veiculada. De acordo com o Código de Ética do Conar, é condenável o apelo erótico na publicidade de bebidas alcoólicas, bem como o tratamento da figura feminina como objeto sexual.
Desde seu lançamento, em 2010, a Devassa vem colecionando passagens de seus trabalhos pelo análise do conselho de autorregulamentação. O primeiro foi em seu filme de estreia, protagonizado pela atriz Paris Hilton. Pouco tempo depois, o site da cerveja recebeu uma série de denúncias pelo teor e também foi sujeito a alterações. O último processo da marca no Conar foi no início de 2013, quando comercial protagonizado pela atriz Alinne Moraes convidava: “O que você está esperando para ter a sua primeira vez com uma Devassa?” – o qual também recebeu denúncias de teor sexista. A comunicação da marca é elaborada pela Mood.
Procurada, a Brasil Kirin informou, em comunicado, que “não comenta processos jurídicos em andamento. A empresa reitera que conduz seu negócio com respeito e ética a todos os seus públicos e consumidores”.