O Ministério do Esporte acaba de lançar a campanha oficial do Brasil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A ação mostra a força do atleta e do povo brasileiro com base na diversidade e na riqueza cultural do país. A campanha foi planejada e criada em junto com a Fields360, e tem veiculação na internet, mídia exterior digital e off-line, TV, rádio e mídia impressa.
Empatia é o sentimento chave da campanha. Por isso, toda a estética da fotografia, da trilha sonora e dos textos foi composta por momentos significativos dos atletas, como os batimentos cardíacos, a frequência da respiração, a textura de voz e as diversas leituras sensoriais. O objetivo é fazer com que os brasileiros se coloquem no lugar dos atletas ao assistir aos filmes, ouvir as músicas ou conferir a campanha nas ruas.
A música oficial será lançada com um documentário até a abertura dos Jogos. As trilhas dos filmes e spots, criados a partir de leituras sensoriais dos atletas, também terão versões estendidas, com playlists para cada modalidade.
Mais que um legado de infraestrutura, que já se materializa no Rio de Janeiro e nas cinco regiões do país por meio da Rede Nacional de Treinamento, o Ministério do Esporte visa estimular valores, como respeito, compartilhamento e união.
A estratégia digital inclui redes sociais, portais e um plugin de navegador para que os internautas tenham as informações em tempo real a respeito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, criado em parceria com a Wavez. Antes da abertura, o internauta poderá acompanhar o percurso da Tocha Olímpica e, após o início dos Jogos, terá acesso ao quadro de medalhas e notícias da competição.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016
Agência: Fields360
Cliente: Ministério do Esporte
VP de Criação: Lucas Zaiden
Criação: Juan Sales, André Garcia, Camila Oliveira, Cássio Guiot, Eduardo Marcel
Diretor de Criação Digital: Thiago Reis
Diretora de Operação: Ruskaya Campos
Diretora de Atendimento: Viviane Miranda
Mídia: Bianca Reyes e Jéssica Martins
Produção RTVC: Filipe Campos e Marileide Santos
Produção Gráfica: Filipe Campos e Marileide Santos
Finalização: Márcio Adriano e Ana Pontes
Revisão: Bruna Torinelli
Produtora digital: Wavez
Produtora de vídeo: Vapt Filmes
Direção: Rafael Soares
Direção de Fotografia: Thiago Cauduro
Produtora de Áudio: Ritmika Audio Arts
Fotografia/3D/Manipulação: Alex Batista
Aprovação Cliente: Roberto Constante e Antônio Brentano