Nesta quinta-feira (14), o MPF (Ministério Público Federal) apresentou uma denúncia contra 13 pessoas relacionadas à 11ª fase da Operação Lava Jato. Entre os denunciados estão os ex-deputados André Vargas, Pedro Corrêa, Aline Corrêa e Luiz Argôlo, além do ex-VP da BorghiLowe do escritório de Brasília, Ricardo Hoffmann, que continua preso. Esta foi a primeira vez que o MPF denunciou parlamentares envolvidos no esquema de corrupção. Leia mais

Também estão na lista Leon Dênis Vargas Ilário, Milton Vargas Ilário, Ivan Vernon, Marcia Danzi, Alberto Youssef, Rafael Ângulo Lopes e Fábio Corrêa; e Carlos Alberto Costa.

Ricardo Hoffmann foi denunciado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O ex-VP da agência BorghiLowe está relacionado ao núcleo André Vargas, ex-parlamentar do PT. Os procuradores sustentam que a corrupção aconteceu em contratos da Caixa Econômica Federal e Ministério da Saúde através da agência de publicidade BorghiLowe e da empresa Labogen.

“Em relação ao Ministério da Saúde, nós temos evidências de que o Vargas conseguiu um termo de parceria entre o ministério e a Labogen. Já quanto à Caixa, várias ligações para um diretor da Caixa foram feitas pelo celular do próprio Vargas”, afirmou o procurador Deltan Dallagnol, que coordena a Força Tarefa da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras.

Vargas foi denunciado por três atos de corrupção ativa e, ainda, 64 atos de lavagem de dinheiro e um ato de organização criminosa do ex-deputado. “André Vargas foi beneficiário de contratos firmados entre uma agência de publicidade (Borgi Lowe) e a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde, a partir da subcontratação de empresas em nome da família Vargas”, disse o procurador Dallagnol.

De acordo com informações do Portal G1, o advogado Marlus Mas, que representa Ricardo Hoffmann e Iran Vernon, afirmou que ainda deve analisar as denúncias antes de falar sobre o assunto.

Veja os acusados e os crimes em cada denúncia:

– Núcleo André Vargas

André Luiz Vargas Ilário – Corrupção, Lavagem de dinheiro, Organização Criminosa.

Leon Dênis Vargas Ilário – Corrupção, Lavagem de dinheiro, Organização Criminosa.

Milton Vargas Ilário – Corrupção, Lavagem de dinheiro, Organização Criminosa.

Ricardo Hoffmann – Corrupção, Lavagem de dinheiro, Organização Criminosa.

-Núcleo Pedro Corrêa

Pedro Corrêa – Corrupção passiva, Lavagem de dinheiro, Peculato.

Ivan Vernon – Lavagem de dinheiro, Peculato, Organização criminosa.

Márcia Danzi – Lavagem de dinheiro, Organização criminosa.

Aline Corrêa – Peculato.

Alberto Youssef – Lavagem de dinheiro.

Rafael Ângulo Lopez – Lavagem de dinheiro.

Fábio Corrêa – Lavagem de dinheiro, Organização Criminosa.

– Núcleo Luiz Argôlo

Luiz Argôlo – Corrupção, Lavagem de dinheiro, peculato.

Alberto Youssef – Corrupção, Lavagem de dinheiro.

Rafael Ângulo Lopez – Corrupção, Lavagem de dinheiro.

Carlos Alberto Costa – Corrupção, Lavagem de dinheiro.