A nova campanha do Ministério Público de São Paulo marca os 30 anos da Constituição Federal de 1988, conhecida como a Constituição Cidadã.

Criada pela VML, agência pro bono da instituição, a ação coloca a Constituição na voz do cidadão. A comunicação destaca o papel do MP como defensor dos direitos sociais e dos individuais indisponíveis.

De acordo com o procurador-geral da Justiça, Gianpaolo Smanio, o modelo de Ministério Público que prevaleceu na Constituição “é justamente o de São Paulo, construído por gerações de promotores”.

A campanha “A Constituição na Voz do Povo” tem vídeos para internet, spot de rádio e ativações nas redes sociais. O material aborda os direitos assegurados à população como o acesso à informação, liberdade de expressão e religiosa e a igualdade de gênero, assim como o combate ao racismo, ao crime organizado e às práticas que coloquem em risco o meio ambiente.

“Para lutar por nossos direitos precisamos conhecê-los. Parece básico e até óbvio, mas muitos de nós não sabem nem por onde começar. Por isso, no aniversário de 30 anos da Constituição Cidadã, reunimos diferentes pessoas da sociedade para apresentarem, através de suas vozes, os principais artigos e o que eles asseguram a cada um de nós”, comenta Adriano Abdalla, VP de criação da agência.

Nos filmes, uma animação em motion apresenta os nomes dos cidadãos reais que recitam, em forma de jogral, artigos ou incisos da Carta Magna, na íntegra. As gravações foram produzidas pela SoundZilla, também voluntária no projeto.

O primeiro a entrar no ar foi o “Liberdade de Expressão”, que traz o Artigo 220. Ainda tem os vídeos “Liberdade Religiosa”, com foco no Artigo 5º, inciso VI; “Proteção da Mulher” sobre o Artigo 5º, inciso I; e “Direito à Informação”, o qual destaca o Artigo 5º, inciso XIV.