“Sem acesso à informação, não há como sustentar a democracia”. Com essas palavras, o ministro Luiz Gushiken, titular da Secom (Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica de Governo), finalizou a agenda do primeiro dia do 6º Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade, que está sendo realizado em Brasília e com encerramento marcado para a próxima quinta-feira (5). Gushiken enfatizou que as agências de publicidade enfrentaram “muitas dificuldades em 2003”, mas que demonstraram “recuperação” em 2004. Gushiken quer ampliar as PPPs (Parcerias Público Privadas) na área de comunicação, como aconteceu com a campanha “O melhor do Brasil é o brasileiro”, em parceria com a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes). Uma idéia é desenvolver uma campanha com o Ministério da Saúde para evitar a auto-medicação. “No Brasil morrem milhares de pessoas anualmente porque não recorrem aos médicos; usam remédios por conta própria. Uma comunicação bem feita pode ajudar a reverter esse quadro. Esse tipo de iniciativa depende de campanhas com alta freqüênci de mídia. Não podem ser ações isoladas”, ponderou Gushiken. Na área de trânsito, Gushiken disse que uma campanha nacional para mostrar como deve ser o comportamento dos motoristas é prioridade nacional. Nesse caso, o ministro recebeu boa notícia. O publicitário Paulo Giovanni, presidente da Giovanni,FCB, falou ao ministro que sua agência levou à montadora Fiat uma proposta para encabeçar uma ação nesse sentido. “Seria uma ótima idéia”, comemorou Gushiken.
Paulo Macedo, de Brasília