A metáfora é a melhor amiga de uma boa ilustração. E foi com esse propósito em mente que a Africa desenvolveu a campanha Watermopilasgrado para apresentar o projeto identificado como Ultimate Sport Utility Truck, que contempla o lançamento da oitava geração da picape L200 Triton. 

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O título, quase impronunciável, é a fusão de uma trilogia de batalhas épicas: Waterloo, Termópilas e Stalingrado. O 4×4, porém, entra para a história porque jogou na lona a maior de todas as guerras, superando as demais. Chama o Guiness!

Para materializar a ideia, o diretor Vellas, da Saigon, conduziu uma superprodução que parte do princípio de perseguição desses megacascas-grossas de várias épocas, superados pela potência do veículo que tem pegada esportiva e para o segmento profissional. Um trailer de 45 segundos está sendo exibido na internet e precede o flight que prevê veiculação nas redes nacionais de TV, fechadas e abertas, vinhetas e mídia impressa, por exemplo.

Segundo a montadora, a L200 Triton “é a primeira picape do mundo a trabalhar com uma versão diesel em alumínio” e disponibilizar nove airbags. “É o best-seller da Mitsubishi e esse momento é muito esperado pela marca. Não tem como fazer um lançamento tão importante sem uma comunicação à altura”, explicou o executivo Fernando Jualianelli, diretor de marketing da montadora, que tem 25 anos de Brasil e fabrica 85% dos veículos que comercializa na unidade industrial em Catalão, Goiás. A Mitsubishi possui uma frota circulante de mais de 500 mil veículos já comercializados no mercado brasileiro e uma rede de concessionárias com 160 lojas espalhadas em todo o território nacional.

Na avaliação de Sergio Gordilho, copresidente e diretor-geral de criação da agência, o planejamento envolveu a consolidação do conceito “Casca-grossa”. Ele explica que a simulação de uma batalha é para mostrar que o modelo da Mitsubishi é imbatível.

“A campanha é grandiosa, faz jus a esse grande e esperado lançamento da marca. O filme é uma superprodução. Ele representa a maior batalha de todos os tempos. É a perseguição de vários casca-grossas, de diferentes épocas e etnias, ao carro. E no fim ninguém vence e é tão casca-grossa quanto a All New L200 Triton Sport”, detalha Gordilho. “O plano é comunicar a nova geração da linha de picapes Mitsubishi Motors para reforçar o conceito e apresentar todos atributos de força, resistência e tecnologia do novo carro”, acrescentou Julianelli, que atuou na Africa como diretor de atendimento da marca antes de ser convidado, em 2006, para a função de gestor de marketing da montadora.

O reforço da linha Triton no portfólio de produtos da montadora indica que a empresa que amplificar seu interesse pelo universo 4×4, que une pessoas que se importam com atividades que têm ritmo de aventura e muita adrenalina. Não é por outro motivo que é patrocinadora de competições como o rali de velocidade “Mitsubishi Cup”, o de estratégia “Mitsubishi Outdoor”, que permite a participação de familiares, e o “Mitsubishi Moto- Sport”, pioneiro no mercado brasileiro, conhecido como o rali dos cinco elementos e relacionado à regularidade, que em 2017 completa 22 anos de atividades.

Além da linha L200 Triton, primeira a ser produzida no Brasil e com lançamento oficial em 1998, a Mitsubishi é conhecida pelos modelos Pajero, que também atrai os amantes dos jipes 4×4, e o urbano Lancer.

Com uma passagem pela Neogama, a marca entregou sua comunicação à Africa há dez anos. Além das campanhas publicitárias, a agência ajudou a desenvolver projetos de branded content como a Mitsubishi FM, naming right coordenado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação descontinuado em em 2012, após quatro anos. A MIT Revista é outro produto que integra a comunicação e branding da marca, com cerca de 100 mil exemplares de tiragem e edição coordenada pela Custon, do empresário Fernando Paiva.