A Mixer iniciou mais um capítulo de sua reformulação, em uma estratégia para transformar a produtora em uma empresa sólida, focada em processos de gestão. Após contratar em maio o ex-vice-presidente de marketing da Vivo, Hugo Janeba, como novo presidente, a produtora renova a operação de publicidade com Fábio Quinteiro, que assume a direção geral do setor. O executivo é sócio do grupo ETC Participações S/A, holding controladora da Mixer.
A meta do diretor é alinhar a área de publicidade — responsável por 60% do faturamento da Mixer — com a de conteúdo, que tem se consolidado com séries para a TV aberta e fechada. “Os projetos têm cada vez menos rótulos. As áreas de conteúdo e de publicidade não serão mais territórios separados”, acredita Janeba.
Quinteiro cita como exemplo o programa de TV “Aqui tem Natura” para a marca de cosméticos, em parceria com a Taterka, como um dos projetos que unem as duas áreas. A atração foi lançada em abril e é transmitida na grade da Rede Record a cada três semanas. “É um programa de entretenimento e prestação de serviço. É uma nova linguagem que pode ter desdobramento”, afirma.
De acordo com o presidente da Mixer, é notório o aumento de projetos de branded content e de product replacement — ações que mesclam entretenimento e comunicação publicitária — feitos pela produtora, o que exige um novo posicionamento. “É difícil medir como estará no futuro a composição de conteúdo e publicidade em nosso faturamento, mas precisamos nos preparar para a demanda do mercado”, diz.
Entre as mudanças está a contratação de novos profissionais para a casa, que dobrou o número de diretores de cena e agora soma 15 profissionais de áreas distintas, de moda a varejo. Os novos profissionais são Seb Caudron, Who, John Porciuncula, Lucia Novaes e os diretores norte-americano John Perez e o alemão Markus Walter. A chegada dos dois últimos institui a área internacional da produtora, que já comercializa projetos para outros países, como Itália e países da América Latina. O grupo une-se à antiga equipe da casa, composta por Michel Tikhomiroff, Lulu Campos, Fabrizia Pinto, Rubens Crispin, Luis Pinheiro, Paula Galacini, Kiko Ribeiro, Naná Sayanes e João Daniel Tikhomiroff.
De acordo com Janeba, os profissionais chegam para ajudar a produtora a fortalecer seu novo alicerce centrado em publicidade, conteúdo e novas plataformas. Por isso, a equipe está sendo trabalhada para entender como produzir conteúdo para diversas telas e para captar as novas oportunidades no consumo de mídia. “Não podemos prever quais mudanças tecnológicas estão à frente, mas sabemos que há mudança profunda no hábito de consumir mídia”, destaca o ceo. Segundo ele, as mudanças são para a Mixer preparar-se para a expansão do mercado. “Queremos surfar na onda de investimentos que estão por vir e colocar a Mixer como protagonista, e não reativa”, afirma.
Quinteiro destaca que não apenas as marcas impõem novos padrões, mas a linguagem do vídeo na TV também pauta a produtora. Como exemplo, ele citou a novela ‘Avenida Brasil’, exibida pela Rede Globo. “Ela inovou com uma fotografia cinematográfica. O break comercial não pode ser feito do mesmo modo. A TV aberta também pode criar novos parâmetros e as produtoras precisam adaptar-se”.
Gestão
As contratações e a renovação dos executivos da Mixer fazem parte de um processo de profissionalização da gestão da produtora. A preocupação atual é implantar processos para entender os diferentes ramos de negócio em que a Mixer atua e trazer forte carga de tecnologia. “Não queremos ser uma boutique artística, mas uma empresa séria”, diz Janeba.
Para entender a demanda do mercado, os dois executivos foram para o Cannes Lions, realizado em junho, para conversar com criativos e saber o que as agências esperam das produtoras. “O nosso corebusiness é storytelling e a estratégia da Mixer é ser referência como storyteller. Estamos nos preparando para produzir em um mundo que não sabemos muito bem como está”.
Desde 2008 a empresa tem como sócia minoritária a consultoria Pragma Patrimônio, com 30% de participação. O restante da produtora está dividido entre os sócios Fábio Quinteiro, Michel Tikhomiroff e João Daniel Tikhomiroff, que deixou a presidência da Mixer após a chegada de Janeba para ocupar o cargo de chairman do conselho administrativo.