A marca Molico, da Nestlé, lança o projeto de branded content Humanidade em mim, que foi criado com o desejo de contribuir no debate sobre a importância dos valores frequentemente associados ao “feminino” na sociedade contemporânea.

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A marca pesquisa o comportamento feminino e, a partir de estudos recentes, percebeu que valores como compreensão, cuidado, escuta, confiança, amparo e sensibilidade – muitas vezes atribuídos ao universo da mulher – vivem como potencial em todo ser humano e nunca foram tão necessários como neste momento. Com o novo projeto, a marca propõe celebrar e incentivar a presença dessas virtudes no cotidiano das pessoas – homens e mulheres –, transcendendo a discussão em torno de gênero.

A partir desse insight nasceu a série de 12 curtas batizados de Humanidade em mim, uma realização do coletivo Asas.br.com, com direção de Paula Trabulsi, roteiro de Monica Waldvogel, produção executiva e consultoria de branded content de Patrícia Weiss. São histórias reais de transformações cotidianas através dos valores do “feminino”. Trata-se do primeiro investimento da marca nesse formato de comunicação. “Os conteúdos mostram a evolução da visão da marca, que construiu sua história em torno dos cuidados com mulheres de diferentes gerações, acompanhando esse público desde a década de 1960 até os dias de hoje”, diz Rachel Muller, gerente-executiva de marketing responsável pela marca.

Patrícia Weiss, produtora- -executiva do projeto na Asas.br.com, conta que inicialmente a equipe de pesquisa de histórias humanas selecionou 500 pessoas. Dessas, 70 tiveram suas histórias aprofundadas e 12 foram filmadas. Inicialmente Molico ficaria com seis, mas acabou gostando tanto do material que aprovou 12. Cada episódio conta uma história de transformação no cotidiano, em que homens e mulheres precisaram evocar os próprios valores femininos. São especialmente interessantes as de personagens masculinos como o jornalista Ivan Martins, que conta como deixou de ser o pai que vivia para o trabalho e nunca estava em casa para se tornar mais presente passando, inclusive, pela experiência de deixar de ser o provedor da família.

Patrícia fala que a intenção foi construir narrativas autênticas a partir de histórias humanas que criassem valor para as pessoas, materializando assim o encontro do propósito da marca com o que tem significado e realmente faz sentido para a audiência. “Através dessas 12 histórias, Molico abre um relevante território de conversa que afeta o ser humano, independentemente de gênero. Porque nunca antes precisamos tanto evocar os valores femininos que habitam em todos nós”.

Os documentários foram apresentados no último dia 24, com exibição dos curtas seguida de debate aberto ao público, em São Paulo. A conversa foi conduzida por Monica Waldvogel, com a participação da antropóloga Mirian Goldemberg, do filósofo Luiz Felipe Pondé e do jornalista Fernando Luna. Todos os documentários, além de notícias e conteúdos exclusivos relacionados ao tema, estão disponíveis no site www.OValorDoFeminino.com.br. O material também pode ser visto nos canais da marca no YouTube e no Facebook.

“O coletivo da Asas nasceu com um único desafio: contar histórias relevantes que respeitem a inteligência da audiência. Humanidade em mim é um exemplo incrível disso. Se essas histórias inspirarem as pessoas a trazerem esse valores com mais protagonismo nas suas vidas – já valeu!”, diz a diretora Paula Trabulsi.