Mônica: deixar de vender só por vender já é um começo; é preciso agregar valor

 

O Ciclo Contribuição Profissional da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) recebeu na noite desta quarta-feira (23), na sede da entidade em São Paulo, a diretora de negócios do Google, Mônica de Carvalho. O tema de sua palestra, “Negociando valor”, foi relacionado com o início de sua carreira, quando era constantemente abordada por clientes que questionavam o preço do seu trabalho e não se atentavam ao valor do projeto proposto.

Para exemplificar as etapas que norteiam a negociação entre agências, veículos e clientes, ela mostrou uma fórmula que mantém durante seus projetos: o propósito aliado à narrativa (storytelling) e ao cuidado com o tempo, chegando a um trabalho rico em valor, independente do preço. “Evitar o vender por vender já é um começo. Por isso, é fundamental agregar valor, deixando claro a sua meta e alinhando com os objetivos qualitativos e quantitativos do cliente, do público que ele quer alcançar e assim montar uma estratégia como solução”, reforçou a executiva.

Mônica ainda destacou que durante pesquisas é necessário saber transformar os dados em conhecimento e insights no fim da venda, onde na verdade ela vê como o começo de uma nova negociação: “Neste procedimento é possível analisar atributos que precisam de reformulações e os que compensam manter, além de verificar quais variações da marca apontam os resultados que tanto precisam de acompanhamento para um retorno ao cliente”.

Formada em Publicidade e Propaganda, Mônica de Carvalho é especialista em estratégias de negociação e universo digital com cursos em Milão, Barcelona e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston. Antes de chegar ao Google, em abril último, ela respondia como vice-presidente de business da DM9DDB, por onde atuou nos últimos 13 anos.