Rua. Foi com essa temática que a Fiat inaugurou o seu estande no 28º Salão do Automóvel deste ano, realizado no , em São Paulo. Com a chamada ‘Evolução da visão da rua’ — que é meio e não fim, e também catalisadora da conexão com as pessoas —, será possível passear por linhas, inclinações e ângulos impactantes, com uso de luzes e painéis de led, em forma e interatividade inusitadas.
“O estande é uma grande rua. A ideia é deixar os carros mais próximos das pessoas, para que elas possam entrar neles para vê-los bem de perto”, conta João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat.
As principais novidades da montadora para a edição deste ano do evento foram o 500 Abarth e o novo Bravo 2015. Outro destaque do estande é o novo concept car FCC4, que explora uma nova linguagem de design. O estande também traz uma área exclusiva para exposição de duas supermáquinas: a Ferrari 458 Speciale e a Maserati Quattroporte, marcas pertencentes ao mesmo grupo da Fiat, que se encontram no cenário do automobilismo de alto desempenho e luxo.
Já a Ford lançou mais duas versões do Novo Ka: o 1.5 hatch e o 1.0 sedã. Steven Armstrong, vice-presidente mundial da Ford, afirmou que a empresa lançou 22 novos produtos na região nos últimos anos. “Nosso desafio nos últimos anos foi concluir todo o processo de renovação da nossa frota”, diz.
O executivo também anunciou o lançamento do Fusion 2015, que traz o inédito cinto de segurança traseiro inflável, inovação mundial na área de tecnologia. “Outro objetivo da Ford é crescer no segmento de tecnologia e temos investido fortemente no desenvolvimento de produtos, em nossas fábricas, e estamos trazendo novas tecnologias para o mercado que estão mudando a forma como dirigimos e nos conectamos nos veículos”, conta.
A forma que a Ford encontrou de se comunicar com os clientes no Salão do Automóvel foi a tecnologia. O estande, de 2.750 metros quadrados, é cheio de recursos tecnológicos e atividades interativas. Há também uma estação de conectividade para demonstrar o SYNC AppLink, recurso que permite acessar aplicativos do celular por meio de comandos de voz, e o público poderá ver de perto as novas famílias de motores Ford, que contam com selo A de economia de combustível.
Volkswagen e Honda
Com a apresentação do carro-conceito T-ROC, a Volkswagen apresentou uma visão de uma possível nova linha de SUVs. As características do modelo em exibição no Salão de São Paulo incluem design de vanguarda, dianteira com faróis de Leds e teto em duas metades removíveis.
Com o Touareg e o Tiguan, a Volkswagen já conta com dois dos utilitários esportivos feitos na Europa. No futuro, a previsão é que a maior fabricante de carros da Alemanha expanda consideravelmente sua linha de produtos, com novos modelos em várias categorias.
O T-ROC segue uma nova linha de design e estilo, com o desenho avançado da parte dianteira especialmente impactante. O veículo de duas portas também combina os talentos natos de um utilitário esportivo com tração integral – disposto a enfrentar trilhas e caminhos rochosos – com o ar de um conversível.
Já a Honda aproveitou o Salão do Automóvel para revelar o retorno à Fórmula-1, em parceria com a McLaren, no próximo ano. Issao Mizoguchi, presidente da Honda para América do Sul, anunciou o crescimento do market share da empresa em agosto foi o maior já registrado. “O Brasil é um mercado extremamente importante para a Honda, tanto para carros quanto para motos”, ressalta. “E, apesar do momento da economia brasileira, nós acreditamos muito no mercado”, completa.