De olho num nicho de mercado pouco explorado no Brasil, o sistema de cashback (reembolso, em português), foi lançado recentemente o site Moo.ba, que paga de volta uma parcela do dinheiro gasto no comércio eletrônico. O portal oferece até 10% de retorno do valor da compra, além de trabalhar também com cupons de descontos.
“O Moo.ba funciona como um programa de fidelidade, mas ao invés de juntar pontos para trocar por algum produto depois, o usuário acumula e resgata o dinheiro na própria conta bancária”, afirma José Eduardo Rangel, sócio-fundador da Moo.ba, que já reúne mais 160 lojas virtuais, incluindo as principais do país, como Fnac, Fast Shop, Americanas, Netshoes, Walmart, Hotel Urbano, Polishop e Submarino.
Rangel, que tem como sócio Denis Larossi, explica que o Moo.ba funciona no sistema de marketing de afiliado e recebe comissão das lojas virtuais sobre as vendas, sendo que os preços praticados são os mesmos. “A vantagem para o consumidor que compra no Moo.ba é o reembolso é para os varejistas é que somos mais um canal de vendas para eles”, diz.
“Conseguimos ainda ter em média uma rentabilidade de 7% a 8% em cada negociação”, completa Rangel. Segundo ele, a expectativa com o Moo.ba é faturar R$ 1,2 milhão no primeiro ano de atuação. Para Rangel, o sistema de cashback tem muito espaço para crescer no mercado brasileiro. “Há poucos players nesse setor e o consumidor brasileiro que compra via cashback, gosta e volta”, destaca ele.
O site também conta com o “Economizador”, aplicativo para o navegador Google Chrome, Firefox e IE que avisa quando o e-commerce é parceiro do Moo.ba. “Muitos usuários consomem constantemente online, sabem que existe o formato de cashback, mas por vezes se esquecem de acessar um site para então ir à loja virtual comprar. O Economizador soluciona esse problema ao aparecer na lateral do navegador e nos resultados de pesquisas do Google e redirecionar automaticamente”, comenta Rangel.