Bianchi, Neto e Sutton: fortalecimento criativo

 

Valdir Bianchi é o novo vice-presidente de criação associado da Mood. Ele dividirá o cargo com Aaron Sutton, na agência que também tem como sócios Augusto Cruz Neto, presidente, e Luiz Lara, que participa apenas como investidor. Com vasta experiência no mercado e uma carreira premiada, Bianchi, diretor de arte por formação, iniciou na publicidade na AlmapBBDO, indo depois para a DPZ. Também passou por Duda Propaganda, Euro RSCG e Giovanni+Draftfcb, em todas como diretor de criação. Em 2006 fundou sua agência, a EC, e no ano seguinte lançou o livro “Primeira Parte”, onde reúne projetos criados durante seus primeiros 20 anos de carreira. Isso inclui campanhas para marcas do porte de Pirelli, Visa, New Balance, Pernod Ricard, Guaraná Antarctica, Fiat e Kaiser.

A contratação de Bianchi consiste também na migração de todos os clientes da EC – casos de Puma, Livraria Cultura, Companhia das Letras, Avon, TAP e Marba, entre outros – para a Mood, processo que deve ocorrer nos próximos meses. “Os clientes já foram comunicados e não viram nenhum problema. Muito pelo contrário, sabem que vão ganhar força”, disse Neto.

A situação da EC, porém, é indefinida. Neto diz estar auxiliando Bianchi no processo de encerramento das atividades da agência e que, quando tudo for concluído, vai avaliar se a incorporação da empresa é ou não interessante para a Mood. “A princípio, a EC vai continuar no mercado, mas só vamos entender a função dela mais para frente. Por enquanto, eu e o (Luiz) Lara não temos nada a ver com isso”, declara, reforçando que o foco nas negociações com Bianchi é a ida do publicitário para a Mood, que procurava um nome de peso no mercado publicitário para reforçar a área de direção de arte e trabalhar ao lado de Sutton.

Neto também indicou que a contratação de Bianchi coincide com a estratégia de crescimento delineada para a agência pelos próximos anos. O executivo declarou ainda que a ideia é “fortalecer o trabalho criativo da casa” e mantê-la “100% brasileira”, dissociada de grandes grupos de comunicação.

Neto comemora a chegada de Bianchi em um momento de fortalecimento da agência, “após seis anos iniciais muito bons”. “Ele, que é um dos melhores diretores de arte da nossa propaganda, vem para complementar o excelente trabalho criativo desenvolvido pelo Aaron, que é redator. Além disso, ele tem forte experiência em bellow the line, disciplina que é parte da cultura da Mood. Seu olhar vai bem além da criação”, afirma o executivo, em comunicado. Bianchi, por sua vez, diz estar feliz em fazer parte de uma agência que, assim como ele, acredita na visão 360º feita por pessoas, para pessoas. “E que cria e gera negócios para os clientes”. Junto com o novo VP, a Mood ainda negocia a compra da EC, o que faria com que seus clientes migrassem para o portfólio da agência.

Com escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, a Mood – que tem em sua carteira contas como cerveja Devassa, Banco Panamericano, MorumbiShopping, Dr. Oetker, Halls, Trident e Philips (televisores) – também tem despertado o interesse de operações internacionais. Estaria em andamento o processo de aquisição da agência pelo Grupo TBWA – que, aliás, marcou para o dia 9 de maio o anúncio de um novo empreendimento no Brasil. No país, a holding atua justamente em outra agência que tem Luiz Lara na sociedade e à frente da operação – a Lew’LaraTBWA.