Em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), a Uber lançou essa semana uma campanha inédita. Feita inteiramente pelos moradores de Heliópolis, em São Paulo, as peças retratam as demandas e realidades locais e serão veiculadas tanto na comunidade quanto nas regiões do entorno, como em estações de trem e metrô próximas. Também utilizará georreferenciamento para impactar o público que transita nas proximidades.
A campanha conta com peças de OOH, que serão exibidas nos outdoors comunitários, vídeos, que circularão nas redes sociais, e peças para rádio. Nessa última categoria, se destacam funks, criados por moradores, que serão veiculados nas estações da região. A ação faz parte do investimento que a empresa está fazendo em Heliópolis para melhorar a mobilidade e incentivar o empreendedorismo na comunidade.
A campanha em Heliópolis foi produzida para ensinar as pessoas a utilizarem o novo serviço do aplicativo no local. O projeto piloto conta com quatro pontos de embarque em locais de fácil acesso e que ficam a, no máximo, sete minutos de caminhada de qualquer local da comunidade.
Para a realização do projeto foi selecionada uma equipe formada por profissionais atuantes na própria região. A campanha traz o selo “Feito em Heliópolis”, uma marca local que os próprios moradores decidiram estampar nas peças.
Um dos locais de embarque conta com um ponto de encontro, com área de convivência, wi-fi e carregadores de celular. O espaço foi grafitado por Osmar Dantas, também morador local.
A outra iniciativa que faz parte da parceria com a Cufa é a feira de empreendedorismo na comunidade. Ainda em abril, a empresa vai levar outros parceiros como instituições financeiras, locadoras de veículos e startups para ajudar os moradores a desenvolverem o seu lado empreendedor.
Além das oportunidades para motoristas, como aluguel de veículos, entre outras facilidades para quem quer começar a dirigir com a Uber, a feira vai enfatizar as oportunidades oferecidas também pelo Uber Eats.
“Essa é uma ferramenta que pode estimular pequenos negócios a alcançarem mais público, e pessoas físicas a começarem a empreender. As oportunidades são diversas e a gente quer ensinar as pessoas a como se planejar para aproveitá-las”, diz Celso Athayde, fundador da Cufa.
Segundo a Uber, a parceria deve resultar em outras ações para a comunidade. Atualmente, a empresa patrocina a Taça das Favelas, competição realizada pela Cufa, além dos projetos Justiça Restaurativa, promovido pela UNAS Heliópolis e o Projeto Na Medida, realizado pelo instituto Sou da Paz, que tem o apoio da associação de moradores, Ação Comunitária.