Domingo Alzugaray, fundador do Grupo de Comunicação Três, morreu na última segunda-feira (24), aos 84 anos. Ele foi responsável pela criação das revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Dinheiro Rural, IstoÉ Gente, Planeta, Menu, Motor Show, Status e diversas outras publicações.
De acordo com uma nota publicada pela revista IstoÉ, durante sua carreira, “foi um defensor intransigente da liberdade de expressão e da democracia. Deixa um legado de jornalismo independente e combativo, a serviço do leitor e da verdade”.
Argentino, Alzugaray foi ator de teatro, cinema e telenovelas. Começou no mercado editorial na Editora Abril e, em 1972, abriu mão do cargo para fundar a Editora Três. Ele deixa a esposa Cátia e os filhos Caco, que comanda a Editora Tres, e Paula, pesquisadora e crítica de teatro.
Em nota, o presidente Michel Temer lamentou a morte de Alzugaray:
“Com a morte de Domingo Alzugaray, a imprensa e a democracia perdem um de seus baluartes. Sua atuação foi marcante. Em todos os setores em que atuou, sempre ocupou posição de liderança. Nossas condolências a toda a família e aos seus colaboradores, que fizeram da Editora Três uma grande ferramenta para fortalecer a cultura brasileira”.
O velório será realizado nesta terça-feira (25), no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra (SP), às 11h. A cerimônia de cremação acontece às 14h. O executivo estava internado no Hospital Sírio Libanês e a causa da morte não foi informada.