Executivo teve papel fundamental na criação da TV Globo, além de ter fundado a Mauro Salles Publicidade

Jornalista e publicitário, Mauro Salles morreu na noite deste sábado (11) no hospital Albert Einstein, em São Paulo. O enterro aconteceu neste domingo (12).

Mauro trabalhou por 12 anos no Grupo Globo e teve participação fundamental no lançamento da TV Globo, onde foi diretor de Jornalismo e Programação em 1965.

Em 1966, deixou o Grupo para fundar sua própria agência de publicidade, a Mauro Salles Publicidade. Dois anos depois, a empresa incorporou a Interamericana de Publicidade e, em 1976, passou a se chamar Salles/Interamericana de Publicidade.

Mauro Salles, um dos nomes mais importantes do mercado da comunicação brasileira (Reprodução)

Após alguns anos, Salles foi convidado para assumir a vice-presidência do Diários Associados, mas logo pediu demissão. Então, aceitou um convite de Roberto Marinho para ser vice-presidente das Organizações Globo, sendo responsável pela rede de TV, emissoras de rádio e pela sucursal de São Paulo do jornal O Globo.

Em 1980, Mauro liderou a Criação do Código de Ética da Publicidade Brasileira.

Luto
Em 2016, ele perdeu seu filho, o também publicitário Paulo Salles. Paulo começou na agência do pai, mas fez carreira própria e se tornou um dos brasileiros mais influentes da publicidade ao construir uma carreira que o levou ao cargo de CEO da Publicis Worldwide.

Literatura
Mauro Salles também foi atuante na literatura. O publicitário publicou livros, a maioria deles de poemas. 'Coisas de Crianças', 'Gestos', 'Reisen' e 'Tilápia Galiléia' foram algumas de suas obras.  

Mauro deixa sua mulher, Thereza, três filhos, dez netos e dez bisnetos.