Chega aos 60 anos, uma das agências mais tradicionais do mercado, com atuação nacional, mas que se consolidou com estruturas em Salvador e Porto Alegre, sob o comando dos sócios Claudio Carvalho e Gustavo Queiroz, e, desde 2011, no Grupo ABC. A agência nasceu como Publivendas, pelas mãos dos irmãos Otávio e Fernando Carvalho, numa época de desbravamento, segundo relata Claudio, filho de Fernando.

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“Meu tio Otávio conta uma história fantástica: os comerciantes da época penduravam cartazes na entrada das lojas que diziam: ‘não damos esmolas, nem fazemos reclames’”, afirma. A Publivendas se tornou Morya em 2004, em homenagem a um mestre indiano do século 19 que trabalhava com transformação e força, para marcar uma nova filosofia de negócios na empresa.

Os desafios de hoje tornam utópica a ideia de comparar passado e presente. “Hoje os desafios são enormes especialmente no ambiente digital, para o qual estamos nos preparando com o que há de mais moderno no mundo. O que não mudou é a consistência da nossa postura e da nossa entrega, um legado de Fernando Carvalho”, diz Claudio, referindo-se a seu pai, que morreu no começo deste ano.

Os dois sócios dizem que a parceria deles deu certo porque ambos – ao lado do Grupo ABC – querem o mesmo: fazer uma agência de alta qualidade de entrega e com valor percebido pelo mercado em geral. Trata-se, ao mesmo tempo, de uma filosofia e de um enorme desafio. “Estar no Sul e no Nordeste é lidar diariamente com a diversidade cultural que faz o produto criativo avançar”, diz Carvalho.

O cliente mais antigo é a construtora Andrade Mendonça, que está com a agência há 30 anos. Longevidade que, segundo os sócios, é uma característica da empresa. Entre os 30 clientes estão Piccadilly e Grupo RBS, entre outros, atendidos por uma estrutura de cerca de 130 funcionários.

Os sócios costumam definir a agência como fruto do DNA de Fernando Carvalho, um empresário que fortaleceu a publicidade na Bahia, e “powered by” Nizan Guanaes, profissional que se tornou um dos maiores influenciadores globais em mídia e marketing. “Agora com o Omnicom, temos acesso às mais modernas ferramentas em escala global. É um mundo novo, cheio de inteligência e tecnologia”, conta Queiroz.

Há menos de um ano, a agência inaugurou o programa de compliance, um código de conduta que se tornou uma espécie de modelo para o mercado.

“Na cultura da Morya, o conceito de que o certo é sempre o certo, e nunca será diferente disso, está sendo bem regulado de forma interna e externa. Foi com esse pensamento que a Morya implementou o compliance na sua estrutura organizacional”, afirma Claudio.

Em outubro, a agência anunciou novas contas digitais como resultado de investimentos na integração multiplataforma: Salvador Shopping, Le Biscuit, Planeta Bebê, Fieb, Mahogany e Grupo GNC. Os sócios realizaram viagens para os Estados Unidos para conhecer projetos de comunicação integrada e inovação e contrataram profissionais especializados em digital tanto em Salvador quanto em Porto Alegre. Queiroz afirma que 2016 foi um ano de crescimento. A receita aumentou 40% – fruto especialmente do bom resultado no digital.