A exposição de Ron Mueck na Pinacoteca de São Paulo gerou mais de 14 mil compartilhamentos e 18 mil comentários na página do museu no Facebook. A página teve um crescimento de 25% em relação à média do período anterior à mostra, que ficou em cartaz de 20 de novembro de 2014 a 22 de fevereiro último.

O balanço foi divulgado pela Remix Social Ideas, agência que cuida da conta da Pinacoteca nas redes sociais.

Segundo a agência, o Instagram (@pinacotecasp) teve um papel fundamental na estratégia, pois estimulou os visitantes a publicarem suas próprias fotos na exposição. No total, foram 6.211 imagens marcadas com as hashtags #RonMueckNaPina. O engajamento foi tão grande que o número de seguidores triplicou no período da mostra.

“O mais interessante desse projeto foi perceber que um novo público se aproximou da Pinacoteca de São Paulo pelas redes sociais, em virtude de seu interesse por uma exposição tão marcante. Certamente conseguimos nos relacionar com essas pessoas por entender o seu interesse pela arte e o seu jeito de interagir nas redes”, diz Ana Laura Mello, diretora de criação e cofundadora da Remix Social Ideas.