Gabriel de Oliveira e Silas Colombo, sócios da Motim (Divulgação)

O mercado de marketing e relações públicas sofreu com as adversidades deste ano, mais precisamente entre março e abril, quando a pandemia do COVID-19 se agravou no país. Segundo pesquisa realizada pelo Comunique-se em parceria com a Abracom e o Divulgador de Notícias, mais de 80% das agências perderam faturamento mensal devido à crise. Com a Motim não foi diferente: 30% dos clientes romperam ou suspenderam o contrato entre março e abril.

No entanto, com a mudança no comportamento de consumo causada pelo isolamento social, a empresa enxergou uma oportunidade para ir além da assessoria de imprensa tradicional e promover o crescimento de seus clientes, ao integrar estratégias de imprensa e conteúdo a uma metodologia de Growth Marketing. A decisão resultou em um crescimento de 220% no faturamento da consultoria, 43% na carteira de clientes e 55% na equipe interna, desde o início da pandemia.

A estratégia conecta táticas, departamentos e pessoas que muitas vezes não se conversavam, alinhando todos em direção aos objetivos imediatos de negócio da empresa. “O Growth Marketing é um processo com foco em crescimento, que se valida por meio de experimentos dentro do funil de marketing para alavancar um negócio através de estratégias não convencionais. Na Motim, somamos as habilidades de profissionais de diferentes áreas para gerar resultados que correspondam às necessidades reais do cliente”, explica explica Silas Colombo, sócio e diretor de relações públicas da Motim.

Exemplo disso, o setor de educação foi um dos mais prejudicados com a pandemia. Para se reinventar durante o período, o Nave à Vela, startup que desenvolve metodologia de ensino para promover a cultura de inovação, criou o NAV Digital, uma plataforma online que promove atividades manuais para serem feitas em casa e estimularem a criatividade dos alunos. O novo produto, que teve um alto custo de desenvolvimento, dependia de um posicionamento de venda assertivo. Para isso, o time de Growth Marketing mergulhou a fundo no negócio, interagindo com as equipes de marketing, conteúdo e comercial para, assim, promover a otimização dessa nova operação digital e credibilizar a marca. “A conexão das estratégias de conteúdo e aquisição somadas aos insights da equipe comercial, que conhece as dores dos potenciais clientes melhor do que ninguém, foram fundamentais para a otimização de processos e geração de leads que permitam um início de ano forte em 2021. A abordagem multidisciplinar possibilita não apenas a geração de um número relevante de leads mesmo em um momento de extrema cautela do mercado, mas também a transformação dessa base em oportunidades de negócio”, diz Gabriel Teodoro de Oliveira, sócio e diretor-executivo da Motim.

Com a nova estrutura multidisciplinar de trabalho, a Motim estima que seu negócio tenha um crescimento de 150% em 2021. “Acompanhando a condição e a metodologia de trabalho de empresas de inovação que crescem exponencialmente no Brasil e no mundo, percebemos que enquanto o crescimento linear pode ser o resultado dos pequenos progressos individuais de cada equipe, o crescimento exponencial só pode ser atingido por meio esforços coordenados entre diversos departamentos e por uma equipe multidisciplinar. Em 2020, testamos esse modelo e tivemos sucesso. Agora, pretendemos expandir esse conceito para podermos gerar cada vez mais impacto nos negócios dos nossos clientes”, conclui Oliveira.