O mercado de produção continua se movimentando em torno dos benefícios que a regulamentação da codireção por estrangeiro de obra publicitária brasileira pode gerar para os negócios. Na semana passada, uma nova associação foi anunciada, entre a argentina Landia e a brasileira Movie&Art, após a assinatura de acordo. Vale lembrar que para um estrangeiro dirigir um filme publicitário no país é necessário que haja um diretor brasileiro e uma produtora nacional por trás.
O negócio entre a Landia e a Movie&Art prevê, entre outros detalhes, a prospecção de clientes em conjunto e a atuação de um produtor executivo argentino exclusivamente para a operação. A ideia da Movie&Art, dos sócios Paulo Dantas, Mariana Dantas e Carol Dantas, é unir a expertise de produção de quase 30 anos da Movie&Art com a força criativa que a marca Landia representa no meio publicitário.
“A Landia desperta interesse no mercado publicitário. Eles sempre receberam muitos pedidos de agências do Brasil que queriam filmar com eles. Então agora que a lei permitiu, podemos trazer eles para filmar aqui”, explicou Carol Dantas, head of production da Movie&Art. A executiva conta que a Landia Brasil funcionará como um braço dentro da Movie&Art. Ela vai estar à frente da operação, como produtora executiva, ao lado do produtor executivo argentino Sebastian Hall. “Ele vai atuar diretamente comigo. A ideia é que em 2013 ele fique fisicamente na Movie&Art. Até o final deste ano, ele virá ao Brasil para os jobs específicos”, destaca, acrescentando que a parceria estava sendo discutida há quase um ano. O grande atrativo é a pegada criativa da Landia. “As pessoas precisam saber que a Landia agora está aqui com uma posição regularizada”, enfatiza Carol.
A Landia tem como sócios os premiados diretores de cena Agustín Alberdi e Andy Fogwill, além do produtor executivo Claudio Amoedo. A produtora acumula Leões em Cannes, destaque no Gunn Report como uma das mais premiadas do mundo, entre vários outros prêmios internacionais. Na Argentina, a Landia atende grandes anunciantes como Coca-Cola e Volkswagen.
Carol afirma que a expectativa de aumento nos negócios com a nova associação é grande, apesar de não revelar números. A Movie&Art também representa no Brasil a produtora francesa Partizan, no mesmo esquema de codireção. O faturamento declarado da produtora brasileira é de R$ 50 milhões. Entre os clientes estão Brahma, P&G, Africa, Publicis, F/Nazca S&S e Leo Burnett Tailor Made.