Nesta segunda-feira (22), Dia Mundial da Água, diversos jornais e sites mudaram de cor para marcar o lançamento do Movimento Cyan, uma campanha da AmBev pelo uso consciente e sustentável da água. Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Brasil Econômico, O Globo, Metro, Destak, UOL, iG, Yahoo, Correio Brasiliense, entre outros veículos, adotaram a cor azul nas edições do dia.
A maioria deixou a primeira página ou home – no caso dos sites – azul. Com a Folha de S. Paulo e o Valor Econômico a estratégia foi adotada em todo o primeiro caderno. Já o jornal Metro levou às ruas de São Paulo promoteres vestidos de azul para distribuir a edição.
A campanha de mídia, cujo conceito é “Quem vê a água enxerga seu valor”, foi criada pela Loducca.MPM. É a primeira vez que uma ação muda as cores dos principais veículos do País em um mesmo dia. A campanha contará ainda com anúncios de página tripla em jornais e de página dupla em revistas como: Veja, Isto é, Exame, Época Negócios, Isto é Dinheiro, Carta Capital, Piauí e National Geographic.
Na área digital, a TV1.Com, que recentemente conquistou a conta da AmBev Digital Institucional, desenvolveu um hotsite que reunirá todas as informações sobre a campanha.
A AmBev também lançou dois projetos ambientais dentro do movimento Cyan: um de proteção de nascentes e um estudo em parceria com a USP/São Carlos para reduzir o consumo na sua cadeia produtiva.
A iniciativa será lançada oficialmente no parque Ibirapuera, em São Paulo, com uma série de ações para discutir o tema e inserir a sociedade brasileira neste desafio. O movimento chama-se Cyan porque a cor foi a solução encontrada pelos gregos em 159 d.C. para representar o líquido incolor.
por Daniela Dahrouge