Como forma de ampliar a visibilidade de profissionais negros que buscam recolocação no mercado de propaganda, três criativas acabam de lançar o movimento #BlackIn. Idealizado pela redatoras Bruna Porto e Kady Ivassaki, e a diretora de arte Damaris Oliveira a iniciativa propõe que líderes emprestem seu perfil no LinkedIn para que talentos negros utilizem como vitrine, e consequentemente, tenham mais chances de contratação.

Entre os profissionais que já aderiram ao movimento estão nomes como Keka Morelle (CCO, Wunderman Thompson Brasil), Laura Florence (Fundadora, More Grls; ECD, Havas Health & You), Luiz Gustavo Vitti (Chief People Officer, iFood) , Pedro Reiss (CEO, Wunderman Thompson Brasil), Andre Passamani (coCEO, Mutato), entre outros.

Para participar da dinâmica, basta que o interessado escolha um talento disponível na planilha do projeto (https://bit.ly/2Y6Z0ya). O segundo passo é alterar a foto de perfil e as informações de “Sobre” do perfil com a imagem e informações do profissional negro a ser destacado. A terceira etapa é a troca da capa no LinkedIn pelo modelo que divulga a hashtag #conheçaumprofissionalnegro.

Segundo Bruna Porto, redatora da Mutato e uma das organizadoras do #BlackIn, o movimento agora busca por mais profissionais e empresas interessados em divulgar a causa e ajudar os talentos negros em sua realocação no mercado. Pelo vínculo que tem hoje com a Mutato, a agência está dando apoio institucional ao projeto, mapeando mais profissionais para se juntar à causa – além de suas próprias lideranças.