A terceira edição do movimento Stop Food Waste Day, campanha internacional contra o desperdício de alimentos, terá seu dia D em 28 de abril e ações em mais de 30 países.

Além de Brasil, por meio da GRSA|Compass, empresa responsável por servir mais de um milhão de refeições por dia no país, participam Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha, Espanha, Turquia, Japão e Austrália, entre outros.

O principal principal é educar e promover mudança de comportamento em relação à epidemia de desperdício de alimentos que assola o planeta.

No dia 28, acontece no YouTube o “Festival Consumo Consciente: semeando bons hábitos”, uma live com atrações e debates sobre economia circular, Teaching & Kitchen, receitas apresentadas por chefs e nutricionistas engajados na causa do desperdício. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.

Além dessas ações, a GRSA|Compass lançou a campanha “Juntos Contra o Desperdício”, uma mobilização com todos os stakeholders da empresa. A ação incentiva funcionários e clientes a terem uma alimentação mais consciente, reduzindo o desperdício diário durante as refeições.

Como parte da campanha e usando a #StopFoodWasteDayBrasil, a empresa está postando em suas redes sociais do Brasil dicas, receitas e desafios para os seguidores, como o desafio do Prato Limpo, que consiste em escolher melhor a quantidade de alimento que será produzido para as sobras não irem para o lixo.

Entre os embaixadores que aderiram à campanha estão Renato Caleffi, chef especialista em gastronomia orgânica e funcional e fundador do restaurante Le Manjue; Valéria Paschoal, nutricionista e diretora da VP Nutrição Funcional; Carina Müller, nutricionista funcional; Anna Elisa de Castro, chef Health fundadora da NOS Escola; e Sabrina e Silva Jeha, sócias do viveiro de plantas medicinais e aromáticas Sabor de Fazenda.

“Nossa proposta é estimular a mudança de hábitos do consumidor. Mostrar formas de como aproveitar melhor os alimentos, como ter uma horta em casa e que planejar melhor as refeições e compras são atitudes simples do dia a dia que podem gerar um impacto muito positivo”, explica Mara Cristina Maran Baggio, nutricionista e gerente de Segurança e Qualidade da GRSA | Compass.

O Grupo Compass m atuação em 45 países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Espanha e Japão. A meta global é reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2030 em suas operações. “Neste ano, com todos os indicadores sociais em alta disparada pela pandemia, o movimento Stop Food Waste Day se torna ainda mais relevante no que tange à conscientização da sociedade na mudança de hábitos alimentares para obtermos resultados concretos”, afirma Fernando Calamita, presidente da GRSA|Compass.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), 1,3 bilhão de toneladas de comida se perdem ou são desperdiçadas por ano no mundo. Este número é proporcional a cerca de 1/3 de todo alimento produzido para consumo humano. O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam alimentos no dia a dia, totalizando 23,6 toneladas por ano. De acordo com as pesquisas, os alimentos, como arroz e feijão (38%), carne bovina (20%) e frango (15%), são os mais desperdiçados.

arroz e feijão são os alimentos mais desperdiçados no Brasil (Everson de Souza / Unsplash)