“Quem se dá bem com gente se dá bem na vida” é o mote da campanha criada pela VML para o Ministério Público do Estado de São Paulo com o objetivo de combater a intolerância e o preconceito. No novo videoclipe criado pela agência, em meio a imagens de posts, a cantora e drag queen Deena Love rebate frases maldosas que são postadas nas redes sociais, com frases como “tolerância é viver livre de preconceito” e “tolerância é aceitar o outro do seu jeito”.
A campanha criada pela VML, agência voluntária da entidade desde 2014, contempla a criação da música, em parceria com a produtora S de Samba, também parceira do MP-SP, videoclipe e estratégia de ativações nas redes sociais. Os colaboradores da agência, inclusive os criadores da campanha, também participaram como “casting”, formando todo o elenco de atores da produção.
O MP-SP também lança a cartilha “Tolerância”, documento educativo destinado a crianças e jovens que, ao abordar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis brasileiras, apresenta as diferentes formas de intolerância.
Na primeira fase da campanha, em setembro de 2015, foram distribuídos 20 mil folhetos a alunos na rede municipal de ensino da capital. Com a nova cartilha digital, qualquer escola do Brasil poderá acessar e utilizar o documento.
“A nossa aposta permanente é na educação, na consciência coletiva, na crença de que será respeitando as diferenças e as opções pessoais que a intolerância perderá sua força. O que deve encantar é a diferença, ela é que nos torna seres humanos semelhantes”, comenta o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa.
O videoclipe se desenrola sob a perspectiva de quem está navegando pelas redes sociais, e contém na própria letra da música de ritmo pop as respostas para os comentários preconceituosos que aparecem na tela, postados por perfis anônimos, sob pseudônimos. A interpretação é da drag queen Deena Love – ou Pedro Novas da Cunha Figueiredo –, que tem carreira como cantora da noite paulistana e ficou conhecida do grande público ao participar do programa The Voice, da TV Globo.
“Nosso objetivo é desenvolver ações que possam divulgar valores que contribuam para uma sociedade mais tolerante”, diz Fernando Taralli, presidente da VML. O filme será veiculado nas plataformas do MP-SP e também nos veículos de mídia parceiros que aderirem à causa. Todos trabalharam na campanha de forma voluntária.
https://www.youtube.com/embed/v0hlTaVNTug
Ficha Técnica
Título: Tolerância
Anunciante: Ministério Público do Estado de São Paulo
Agência: VML
Direção Executiva de Criação: Jairo Anderson e Silmo Bonomi
Direção de Criação: Jairo Anderson
Redação: Guilherme Marques
Direção de Arte: Gleisson Stievano
Atendimento: Kadu Alves e Fabio Imparato
Gerente de Projeto: Joana Mendes
Produção Executiva: Rodrigo Vinhaes
Produtora de Vídeo: VML
Captação: Fernando Holschuh
Motion: Bruna Cremm
Cantora: Deena Love
Cliente: Marilia Taufic e Dr. Márcio Fernando Elias Rosa
Data de produção: Março/2016