De 2014 para 2015, a MTV Brasil, há dois anos sob administração da Viacom, registrou crescimento de 60%. Muito do sucesso do canal são os programas de produção nacional, que acabam sendo modelos e exportados para outros mercados. No último domingo (17), a emissora colocou no ar a segunda temporada de Are You The One Brasil, reality show que, no ano passado, levou a emissora ao quarto lugar no ranking de canais pagos durante a exibição dos episódios inéditos, entre jovens de 18 e 24 anos, segundo dados do Ibope.
A atração, no Brasil apresentada por Felipe Titto, confina em uma casa no Rio de Janeiro dez mulheres e dez homens solteiros que buscam entre si o par ideal e, ainda, concorrem a um prêmio de meio milhão de reais. Este ano, como principais anunciantes do programa aparecem Copertone, Close-up e Coca-Cola. Segundo Tiago Worcman, VP sênior de programação e conteúdo da MTV para o Brasil e América Latina, o desafio de lançar uma segunda temporada é sempre maior, mas faz parte do investimento do canal em produções nacionais, que hoje já representam 25% da grade.
“Claro que a gente tem séries internacionais importantes na nossa programação, mas temos investido em produção nacional. Este é o ano de colher frutos. No ano passado, Are You The One foi a séria mais vista durante suas exibições inéditas, na faixa de 18 a 24 anos, na pay TV. Isso nos gerou muito buzz, nos deixou no trend topics em todas as exibições inéditas. Sempre falo que é mais fácil fazer a primeira temporada. A segunda significa que você acertou e precisa se manter”, diz.
Ainda este ano, a MTV Brasil coloca no ar também a terceira temporada de Adotada, com Maria Eugênia, entre outras produções nacionais. A exemplo de Are You The One, que foi exportado para todo o mercado Latam e alguns países na Europa, a atração é modelo de exportação. “A MTV brasileira é vista na Viacom como um polo produtor”, ressalta Worcman. “2015 foi um ano muito legal para a MTV, que fez dois anos na Viacom em outubro e contabilizou mais de 500 horas de produção local. Dentro da divisão internacional da Viacom, nós somos o país que mais produz conteúdo fora Estados Unidos. A MTV se encaixa dentro de um canal internacional e, segundo a lei, a gente precisa ter três horas e meia de produção nacional na programação semanal. Isso é importante para a gente, não é um detalhe, mas não é um problema, pois ajuda até mesmo a mostrar para a Viacom o quanto é importante e se deve produzir”, acrescenta.
Worcman adianta também que para o primeiro semestre do ano está previsto o lançamento do aplicativo MTV Play, que permitirá assistir ao conteúdo do canal em dispositivos móveis.