Outubro é um mês de comemoração para a MTV Brasil: após longo período na TV aberta, a emissora completa dois anos na TV por assinatura, sob gerenciamento da Viacom, com incremento em sua produção nacional. Até o fim do ano, o canal terá investido 58% de seu orçamento para produzir programas nacionais e, para 2016, a verba reservada será de 70%. O cenário faz parte de um novo posicionamento do canal, que este ano mudou de “I want my MTV” para “I am my MTV”.

Com o novo conceito, a emissora deu início também ao uso da hashtag #MTVbump, por meio da qual o público pode ver seus vídeos, postados no Instagram ou Vimeo, entrarem na programação da emissora, tanto na TV quanto em plataformas online. “Mais do que produzir e desenvolver conteúdos que a gente entende como relevantes, nós vivemos um momento colaborativo. Os jovens estão cada vez mais desenvolvendo e compartilhando conteúdos e a gente tem de fazer parte disso. O MTV Bump abre o canal para isso, convidando nossa audiência para fazer parte dessa mudança”, comenta Ari Martire, diretor-sênior de Ad Sales da MTV Brasil.

Outro motivo que o canal tem para celebrar é a audiência crescente entre o público jovem, tradicionalmente o alvo da MTV Brasil: de outubro de 2013 até agosto deste ano, foi registrado aumento de 133% neste perfil, o que contribuiu para a emissora subir oito posições no ranking da Pay TV nacional e, consequentemente, idealizar novos projetos em parcerias com marcas.

Segundo Martire, para atender ao novo perfil de seu público e principalmente ao ritmo do mercado, a MTV Brasil, desde seu primeiro ano na Viacom, pensa em televisão com estratégias que se estendem para os ambientes digitais. A emissora, inclusive, prepara o lançamento de um site reformulado e de um aplicativo com conteúdo exclusivo para os assinantes, além de uma base aberta ao público em geral.

Campanhas usando a MTV como parceira em multimeios também já estão sendo desenvolvidas por algumas marcas, como o refrigerante Sprite, da Coca-Cola, que estará no Snapchat, e a Nike, no Periscope.

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Franquias
Além das produções nacionais, a MTV Brasil segue com a tradição de exibir franquias mundialmente conhecidas, como EMA, VMA e The Movie Awards. Segundo Martire, a emissora inclusive estuda fazer alguma premiação nacional – a exemplo do que já foi feito no passado. Outro plano é investir mais em transmissões ao vivo de festivais e eventos de música. Em maio passado, por exemplo, o canal exibiu a primeira edição do Tomorrowland Brasil, um dos maiores eventos de música eletrônica do mundo.

Nestes dois anos de MTV Brasil sob novo formato, a exibição de séries também ganhou peso na grade – incluindo a produção de uma versão nacional do reality “Are you the one”, um dos líderes de audiência no canal –, mas é a música que segue sendo a principal veia do canal, com lançamentos em primeira mão de videoclipes nacionais. “A música é algo que está em nosso DNA, que a gente vem resgatando todos os dias”, destaca Martire. “O que a gente identifica muito em pesquisas globais da Viacom é que cada meio tem seu papel. Nós, como provedores de conteúdo, temos de entender como isso se dá e adequar o conteúdo para cada plataforma. A nossa grande vantagem é que somos proprietários de praticamente 90% do nosso conteúdo. Não apenas empacotamos, mas produzimos e distribuímos de acordo com o que o público busca”, complementa.