A MTV Networks Latin America, uma divisão do grupo americano de mídia Viacom, anunciou, semana passada, a criação da Viacom Networks Brasil (VNB), que irá gerenciar os negócios da empresa no País. O lançamento da operação se inicia com a estréia de dois serviços. O primeiro, é um canal que irá exibir música e entretenimento pop, voltado ao público adulto, o Vh1. O segundo é um pay-per-view voltado ao público homossexual, o Logo TV. De acordo com os executivos da MTV Networks0, o produto será o primeiro pay-per-view do gênero na América Latina. Ficarão sob a responsabilidade da VNB ainda os negócios já existentes da divisão MTV Networks Latin America no Brasil, que inclui o canal por assinatura Nickelodeon, um pacote de canais digitais, venda de programação internacional e a parceria com o Grupo Abril, que gerencia a MTV Brasil. O executivo Pierluigi Gazzolo assume a direção-geral da Viacom Networks Brasil, mas mantém suas responsabilidades como diretor-geral da MTV Networks Latin America e como parte do board da MTV Brasil. Gazzolo destaca que o mercado brasileiro é um dos maiores e mais promissores da América Latina.
Novos serviços
O Vh1 é focado no público de 25 a 49 anos e deverá começar a ser exibido a partir do próximo dia 21, às 19h, por meio dos principais afiliados da Neo TV. O canal também está negociando com a Sky Brasil. “Já vamos estrear com uma distribuição que contempla uma penetração de 42% de mercado”, garante Alvaro Paes da Barros, vice-presidente de distribuição da Viacom Networks Brasil. “A previsão para o final de 2006 é que alcancemos uma penetração de 70%”, afirma o executivo. Já o Logo TV, serviço em pay-per-view focado à audiência GLS de 25 a 49 anos, será lançado como um bloco de seis horas de programação, no próximo dia 18, pela Sky Brasil. “Essa faixa de programação é um projeto piloto. Dependendo da resposta mercadológica, poderemos expandir o bloco ou transformá-lo num canal, seja a la carte ou digital premium”, aposta Paes de Barros.
Publicidade
Com o lançamento dos novos serviços, o escopo da Viacom Networks Brasil para atrair novos segmentos de anunciantes foi ampliado. Com Nickelodeon e MTV, a companhia focava em determinados clientes que buscavam o público infantil e adolescente. A partir da estréia do Vh1, a empresa irá buscar parcerias comerciais com marcas que querem conquistar o público adulto. “Nossas expectativas de captação de receita publicitária já estão sendo superadas”, garante Fátima Zagari, diretora sênior de publicidade da Viacom Networks Brasil. “Tanto é que antes do lançamento dos canais já fechamos com Molico, da Nestlé, e com Super Bonder, da Henkel”. A executiva conta que estão sendo criados pacotes publicitários, que serão comercializados para o novo canal a partir de 2006. “Por enquanto, estamos comercializando filmes de 30 segundos, mas estamos preparando cotas de patrocínio e pacotes comerciais diferenciados”, aponta. A mesma equipe responsável pela publicidade do canal Nickelodeon também está atuando com a nova emissora da Viacom. O desempenho do canal infantil da Viacom é positivo no último ano, na América Latina e no Brasil, segundo Paes de Barros. “As vendas publicitárias cresceram 18% na América Latina nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior”, revela o executivo. “Em distribuição, o crescimento foi de 14%”. No Brasil, ele garante que o crescimento foi ainda maior no período. “Em publicidade, o incremento foi de 30% nos seis primeiros meses do ano, comparado com o primeiro semestre de 2004”. Para Paes de Barros, o aumento das receitas publicitárias está relacionado a um crescimento da audiência do canal Nickelodeon. “Disputamos o primeiro lugar de audiência no segmento na faixa de 12 a 17 anos, segundo o Ibope, e somos o segundo canal entre o público com idade de quatro e 11 anos”, comemora.
Valéria Campos