Há 35 anos vivendo e observando o mercado publicitário brasileiro, vejo o universo feminino traçando hoje caminhos nunca antes explorados. Vejo a demanda por mais espaço, voz e representatividade avançando e, ao mesmo tempo, um longo percurso para chegarmos ao estado da arte da equidade. Exercendo a responsabilidade de presidente-executiva da ABA, tenho a honra de direcionar a entidade há cinco anos, ao lado de nosso Conselho e Diretoria, no apoio de iniciativas em prol da diversidade. Todas elas são decisivas para que a pluralidade conquiste seu espaço de direito na sociedade, por meio da publicidade e da mudança cultural em nossos ambientes de trabalho.
Participei do MMA Conectadas, evento em que profissionais de marketing promovem o valor duradouro dos negócios num mundo conectado. Dentre as 16 empresas presentes, dez são associadas à ABA. Esses 62,5% muito nos orgulham. Nesta edição, o tema #shapethefuture reuniu as principais líderes do mercado. Como moderadora do painel O papel crescente das lideranças femininas nas empresas, ao lado de mulheres que muito me inspiram, compartilhamos experiências sobre nossos cargos de liderança.
Voltando para o segundo semestre de 2018, a ABA já iniciava sua liderança colaborativa frente ao tema da mulher no mercado de Comunicação ao traduzir e tropicalizar o Guia para Representação Responsável de Gênero na Publicidade, originalmente elaborado pela WFA – World Federation of Advertisers –, que busca inspirar profissionais de marketing a trabalharem com menos estereótipos em suas campanhas. Na sequência, apoiamos o lançamento no Brasil da Aliança sem Estereótipos (ou #UnstereotypeAlliance na versão original), iniciativa liderada pela ONU Mulheres e Unilever para trazer ao país uma série de ações de incentivo à diversidade. Depois, em fevereiro de 2019, lançamos o Manual ABA de Boas Práticas pelo Fim do Assédio em Eventos como uma entrega do Comitê de Relações Governamentais em parceria com a Think Olga. O tema abordado pelo guia foi abraçado e apoiado por nossa presidente Nelcina Tropardi e patrocinado pela Heineken, ganhando ainda mais relevância no mercado e recebendo um evento exclusivo de bate-papo com agências e anunciantes.
O encontro Women on Boards, promovido pela ABA, reuniu diversas executivas de grandes empresas e instituições (integrantes de nossa Diretoria; Conselho; líderes dos Comitês e GTs da ABA) para uma apresentação sobre o curso de mesmo nome, oferecido pela Harvard. As questões debatidas neste dia, como Por que tão poucas mulheres em conselhos? e Como a gente organiza nossa carreira para ser convidada para participar de um board? são reflexo claro dos desafios que as mulheres encontram diariamente no ambiente profissional e pelos quais a ABA trabalha para estimular soluções.
O ano seguiu e a ABA acompanhou ainda o trabalho do instituto sem fins lucrativos More GRLS e do Grupo Mulheres do Brasil, que objetiva discutir e propor ações ligadas a educação, empreendedorismo, projetos sociais e cotas para mulheres. Pessoalmente, acredito que associações como a ABA, os próprios anunciantes individualmente, as agências, os veículos e tantos outros agentes que compõem nosso mercado publicitário têm poder inigualável de influenciar a sociedade. Este é, inclusive, o propósito de nossa Entidade e, em 2020, a responsabilidade na relação com a diversidade certamente será pauta constante de nossa agenda.
Sandra Martinelli é presidente-executiva da ABA (sandramartinelli@aba.com.br)