Maurício Salvador: participação dos dispositivos móveis cresceuAlém de liderarem as compras no comércio eletrônico, com 51% de participação, as mulheres brasileiras puxaram as vendas de várias categorias em 2012, como vestuário, moda, cosméticos e acessórios. “O aumento do público feminino na internet vem impulsionando essas categorias”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

De acordo com relatório da entidade, as vendas no comércio eletrônico brasileiro cresceram 29% e atingiram R$ 24,12 bilhões no ano passado. A estimativa é que 41 milhões de brasileiros compraram pela internet em 2012. Itens de informática, eletrodomésticos e eletrônicos foram os mais vendidos, além do destaque para as categorias “femininas”. Segundo o executivo, a participação maior das mulheres no e-commerce também é explicada pela entrada da classe C na internet. “O crescimento da classe C na internet vem trazendo um público predominantemente feminino. As mulheres com renda abaixo de R$ 3 mil são as que mais compram pela web”, diz.

Outro destaque em 2012 foi o aumento das compras por smartphones e tablet, os chamados dispositivos móveis. De acordo com a ABComm, no segundo semestre do ano, as compras no mobile aumentaram de 5% para 10% do total do e-commerce. “A participação do mobile dobrou. A gente vê que isso é só o começo, porque esse canal há muito tempo  promete, mas no final do ano passado mostrou que veio para ficar”. A ABComm também acredita que o crescimento das compras via mobile impulsione a venda de categorias como alimentos e medicamentos. “Essas são categorias em que o consumidor faz compras recorrentes e o aplicativo móvel permite que ele compre de qualquer lugar”, explica Salvador.

Outra aposta é o aumento da venda de produtos digitais, como e-books. “Essa é outra categoria que vem sendo impulsionada pelos dispositivos e a própria chegada da Amazon ao país movimentou mais esse mercado”, ressalta o executivo.