Divulgação

As mulheres não consideram que as empresas em que trabalham oferecem meios para ampliar a promoção feminina a cargos de gestão. Essa parcela, que representa 53%, foi constatada por um levantamento realizado pela Sodexo. A pesquisa também aponta que 88% acredita que as empresas não fornecem plano ou projeto de qualidade de vida para as mulheres que ajude a conciliar a vida pessoal e profissional.

Apesar de considerarem que as empresas em que trabalham não disponibilizam meios de promoção para cargos de gestão, metade das mulheres entrevistas acredita ser reconhecida pelo trabalho que exerce nas organizações. Além disso, 72% das mulheres e 89% dos homens acham que as trabalhadoras brasileiras são tratadas com respeito e dignidade por seus colegas e superiores no ambiente de trabalho.

“Construir um ambiente profissional igualitário, diverso e inclusivo, produz resultados financeiros e não financeiros nas organizações como o aumento do engajamento e satisfação dos colaboradores, reputação e reconhecimento de marca, retenção de clientes e crescimento do lucro orgânico e bruto”, afirma Aline Tieppo, gerente de Comunicação Interna e Diversidade da Sodexo.

Segundo a empresa, o levantamento reforça a responsabilidade das empresas em promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho e estruturar programas de incentivo a dimensões de qualidade de vida, como tempo com a família, lazer e cuidados pessoais.

Em novembro de 2016, a Sodexo assinou sua participação no WEP’s Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles) e criou um núcleo de Liderança Feminina. O grupo tem a participação de executivos e quer incentivar maior desenvolvimento e crescimento das mulheres em todos os segmentos da companhia.

“A Sodexo promove uma cultura que engloba diferenças, com cinco focos de atuação (Gênero; Gerações; Cultura e Origens; Pessoas com Deficiência; Orientação Sexual/ Identidade de Gênero). No caso da diversidade de gênero, a empresa tem ações estruturadas de atração, desenvolvimento e retenção de mulheres em todos os níveis hierárquicos. A criação do grupo vem para ampliar esse trabalho”, completa Andreia Dutra, diretora de RH da Sodexo On-site.

O levantamento, realizado no último mês, ouviu 1.052 pessoas que estão trabalhando atualmente, sendo 66,25% mulheres e 33,75% homens.