Para quem acha que videogame é coisa de menino, a pesquisa Game Brasil 2016 quebra este mito. Elaborado pela agência de tecnologia interativa Sioux em parceria com a Blend New Research e o GameLab da ESPM, o estudo afirma que 52% dos jogadores de games no Brasil são mulheres.
A pesquisa teve a participação de 2.848 pessoas entrevistadas em 26 Estados e no Distrito Federal.
Segundo o estudo, o gamer brasileiro se consolida com o perfil multiplataforma – 70,8% jogam em mais de um dispositivo. O smartphone continua sendo o mais popular (77,2%), seguido de computadores (66,9%) e consoles (45,7%).
Apesar de toda a popularidade dos jogos, apenas 11% dos entrevistados se consideram “gamers” de verdade. A maioria é consumidor casual e utiliza os jogos como uma forma de entretenimento.
Entre as categorias de jogos, a preferida é de atrações que envolvem estratégia (54,7%), seguida por aventura (49,0%) e ação (42,3%). Um fato interessante é que jogos de Estratégia estão entre os preferidos para ambos os sexos, no entanto, jogos de Cartas e Trívia (Palavra Cruzada, Puzzle etc.), que estão presente entre os top 5 para as mulheres, não figuram entre os top 10 para os homens.
Em relação ao local onde as pessoas preferem jogar, com a mobilidade dos smartphones, 87,6% dos entrevistados afirmam jogarem quando estão em deslocamento no ônibus, metrô ou carro. Além disso, 74,5% também assumem que jogam durante o horário de trabalho.
Para o coordenador do curso de graduação em sistemas de informação em comunicação e gestão da ESPM, Rodrigo Tafner, o setor de games é dinâmico e está em plena expansão, mesmo em tempos de crise “Enxergamos como um dos principais motores da indústria criativa”, diz.