A FCB Brasil lançou o vídeo da campanha #somosmaisque16porcento, criada no início do ano pelo jornal Estadão. A ação chama atenção para uma diferença importante entre homens e mulheres em São Paulo, maior cidade da América do Sul.
Dos 11.253.503 milhões de habitantes, a maioria (5.924.871) é composta por mulheres, no entanto, apenas 16% das ruas que homenageiam pessoas ilustres na cidade se referem a elas. Os 84% restantes homenageiam homens. Os dados são da ProScore.
A ação começou no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo. A indicação foi feita no site estadao.com.br/16porcento e contou com mais de seis milhões de votos.
Em 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Estadão e a FCB Brasil entregaram na Câmara dos Vereadores o primeiro banco de dados com 300 nomes das mulheres que foram indicadas a receberem homenagens. Na lista estão Dercy Gonçalves, Tomie Ohtake, Hilda Hilst, Marília Pêra, Dorina Nowill, Nair Bello, Ruth Cardoso, Zélia Gattai, entre outras ilustres brasileiras.
O projeto teve mais de seis milhões de votos no site e três projetos de lei foram apresentados na Câmara pelos vereadores Adriana Ramalho e Quito Formiga, propondo nomes de mulheres para lugares públicos em São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Agência: FCB Brasil
Título: #somosmaisque16porcento
Produto: Estadão
Diretora Geral de Criação: Joanna Monteiro
Diretor Executivo de Criação: Fábio Simões
Diretor de Arte: Juliana Utsch e Lucas Succi
Redator: Marilu Rodrigues e Lucas Saicali
Projetos: Elaine Santos
Tecnologia: Márcio Bueno e Victor Odo
Atendimento: Cris Pereira Heal, Anna Sant’Anna e Henrique Neto
Mídia: Fábio Freitas e Cristina Omura
Aprovação do cliente: Flávio Pestana, Marcelo Moraes, Marcela Dalla e Luis Fernando Bovo