Um ícone criado em 1981 por Rogério Steinberg e Armando Strozenberg, na época na agência Estrutural, para simbolizar as liquidações dos shoppings da rede Multiplan, o Lápis Vermelho torna-se agora personagem frequente das redes sociais e passa a ser visto ao longo de todo o ano associado a promoções e preços baixos. A decisão foi do marketing do grupo, com a intenção de “atualizar” o símbolo e torná-lo mais próximo das pessoas, vinculado a conteúdos e promoções realizadas pelos 16 shoppings do grupo durante o ano todo – e com maior visibilidade na grande liquidação de Natal.
“É um novo momento desse ícone e que poderá evoluir para uma série de ações, vinculado a promoções das mais diversas, utilizando, em especial, as possibilidades da tecnologia mobile. Ele não será associado apenas a descontos, mas à busca de melhor custo-benefício em geral, um conceito mais amplo de viver melhor por menos”, explica Rodrigo Peres, diretor de marketing da Multiplan.
A JWT Curitiba criou uma campanha para divulgar a transformação do Lápis e sua recém-criada fan page no Facebook, além de um aplicativo que permite a busca de produtos com descontos nos shoppings. O Instagram também passa a ser utilizado para comunicar ofertas. As peças da campanha da “nova Liquidação Lápis Vermelho” possuem um QR Code. Ao escaneá-lo nos cartazes de mall, por exemplo, o cliente é direcionado ao Facebook.
A personagem Lápis Vermelho – um boneco em desenho animado em formato de lápis de cor – foi utilizada durante toda a década de 80 e início da década de 90 em apenas três shoppings do Grupo: BH Shopping (MG), no RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto (SP), e no BarraShopping (RJ). Em 2008, transformou-se em símbolo de uma liquidação realizada pela primeira vez simultaneamente em todos os estabelecimentos do grupo – com duas edições anuais, verão e inverno. O modelo tradicional da Liquidação do Lápis Vermelho, com quatro dias de ofertas especiais, ainda acontecerá uma vez por ano. Será o Saldão de Natal, previsto para o segundo final de semana do mês de janeiro.