Constantemente somos impactados por mudanças algorítmicas. Para os que trabalham em grandes empresas ou seguem sistemas de gestão, mudanças em algoritmos podem acarretar grandes dores de cabeça. Para planners, criativos e marqueteiros, o algoritmo do momento é o das redes sociais.
O Facebook mudou recentemente seu “procedimento para solução de problemas e objetivos” e causou mais um reboliço no mercado. A rede social diminuirá o alcance orgânico dos posts com características muito promocionais.
O intuito é aumentar a relevância e qualidade das histórias contadas para melhorar a experiência do usuário.
Com início anunciado para janeiro de 2015, este novo processo** baseado em pesquisas com milhares de usuários, levanta novamente a discussão sobre o trabalho de marcas nas redes.
Compartilhamos com clientes e discutimos junto ao comitê de Social do IAB a importância de formatos vivos e menos promocionais para as redes e temos buscado em nossos grupos de trabalho conteúdos pertinentes e verdadeiros.
Debatemos sobre o papel de cada um dos possíveis canais de comunicação. Acreditamos que redes sociais são para inspirar, entreter e não para anunciar. Há canais excelentes para anúncios.
Provavelmente você faz parte das pessoas que checam o celular ao acordar. Queremos comida, diversão e arte nas redes sociais.
Esse trabalho voltado para conteúdo vivo já rende frutos. Para a fanpage da Brastemp, no aniversário de 60 anos da marca, trabalhamos um planejamento de posts focados em lifestyle combinando conteúdos com atividades on e off.
A mídia atendeu aos objetivos dos posts, balanceando engajamento e lead para ações externas.
O resultado apontou aumento significativo das taxas de interação e colaborou com o crescimento sustentável da base de fãs.
Sem alterar o perfil de investimento em mídia, foi possível quadruplicar as taxas de engajamento ao aplicar a metodologia de posts vivos e contar histórias criadas a partir de experiências reais com a marca e seus produtos.
Ação, reação, interação e experiências como essa comprovam que iniciativas para tornar as redes mais vivas são bem-vindas.
Algoritmos que nos desafiam a pensar em soluções criativas, execuções adequadas para seus meios e histórias envolventes, ajudam e inspiram.
Os fãs querem diversão, emoção e inspiração. E você, já pensou em mudar seu algoritmo para 2015?