Este texto é para anunciantes.
Quando você contrata um especialista, qual sua expectativa?
Provavelmente que ele exerça sua função, que vem no pacote de ser “um especialista”, certo?
Lendo um artigo assinado por Eduardo Tracanella, superintendente de marketing institucional do Itaú-Unibanco, tomo a liberdade de citar livremente o trecho que mais chamou minha atenção: “Em tese, o cliente contrata alguém para fazer um trabalho que ele não sabe fazer, senão ele mesmo faria”.
Exatamente!
Você não contrata um pedreiro e emite opiniões em cada tijolo que ele utiliza para subir uma parede. O importante é que a parede esteja pronta e firme o mais rápido possível. Para que pedir a assessoria de um decorador se você não quer que a decoração fique do jeito que ele sugere? Acaba sendo incongruente. Nem o profissional trabalha, nem você fica satisfeito.
Por isso é tão importante deixar sua agência de comunicação trabalhar. Deixar os especialistas que você contratou trazerem a solução para o seu negócio. Afinal, você os contratou justamente para isso.
Dependendo do porte da sua empresa e, se houver possibilidade, uma boa opção é internalizar a equipe. Nesse caso, precisará pensar no desenvolvimento real do time, não apenas dois ou três analistas, para economizar o que seria gasto com uma agência. E, na verdade, essa estrutura pode até ficar mais cara pelos absurdos impostos para se manter um empregado assalariado. É um assunto bem polêmico, que não vou prolongar aqui. Vale outro artigo.
Em ambas as opções – equipe interna ou agência – faça o que o sábio Tracanella indica: “Investir em capital humano”.
Se optar por contratar uma agência, então confie. Dê autonomia. Uma agência de publicidade e propaganda tem know-how porque é um hub de ideias, um centro pulsante de discussões e soluções em diversas situações diárias, com diversos clientes. É benchmark ao vivo e a cores, muitas vezes na mesa do colega que senta ao lado. Só esticar o braço e pegar.
As vantagens são inúmeras e você pode valorizar a troca, aproveitar o aprendizado e trazer informações de negócio que só você tem. Não se trata apenas de mandar e desmandar, é importante o envolvimento do anunciante (seu envolvimento) em todas as etapas do processo.
E, não se esqueça, se optar mesmo pela parceria com uma agência, o caminho é um só: deixe sua agência trabalhar!
*Coordenador de mídias de performance e analytics da Wunderman e membro do comitê de Analytics do IAB Brasil