Quando olho para o cenário atual do digital analytics, vejo que muitos profissionais responsáveis por trazer análises estratégicas, algumas vezes, não conseguem acompanhar a expectativa de suas empresas e clientes em melhorar seus resultados.

Em muitos casos, isso ocorre por falta de uma metodologia que levante, teste, valide hipóteses, tal qual o método científico, e provoque o pensamento analítico.

Vou propor, aqui, uma metodologia muito conhecida e que pode ser um começo para a abordagem de problemas e desenvolvimento de um plano de ação, neste caso o 5w2H. Mas porque essa metodologia tem este nome? Vamos examinar os seus componentes:

What? – O que deve ser feito?;

Why? – Por que será feito, quais serão as justificativas?;

Where? – Onde será feito? Pode ser um local físico ou um endereço virtual;

When? – Quando será feito? Definição de prazos;

Who? – Por quem será feito? Atribuição de responsabilidades;

How? – Como será feito, quais serão os métodos envolvidos?;

How much? – Quanto custará realizar as alterações?

Se você fosse responsável pelos resultados de um e-commerce, um dos seus objetivos seria, entre outras coisas, garantir que a receita atinja uma meta estabelecida em um determinado período. Mas se isso não acontecer em uma determinada semana? Como você aplicaria esta metodologia para solucionar o problema?

Primeiro ponto a responder, What?: Fazer com que a meta de receita seja atingida.

Segundo ponto, Why?: Quais os motivos que levaram a não atingir a meta? Teria sido a campanha mal planejada ou um problema técnico onde a infraestrutura não suportou a carga de acessos?

Este ponto é um dos mais importantes, pois demanda levantar e validar as hipóteses que possam ter levado a um resultado ruim.

Terceiro ponto, How?: Que métodos deverão ser aplicados para melhorar o problema da campanha? Anunciar em outros canais? Criar novas peças? E para a infraestrutura? Aumentar a escala do servidor? Alterar um webservice que apresentou problema durante o período?

Naturalmente, muitos dos pontos da metodologia não terão resposta imediata. Por exemplo, a causa do problema é identificada, as soluções são sugeridas, porém ainda não se sabe o custo (How much?), nem prazo (When?), local (Where?) e quem será acionado (Who?), itens que possivelmente serão definidos em um segundo passo.

O assunto não se esgota neste artigo, nem com esta metodologia. Ao responder ao menos as perguntas What?, Why? e How? já se tem uma boa iniciativa para a criação de um plano de ação.

*Consultor na WA Consulting e faz parte do Comitê de Digital Analytics