Quando olho para o cenário atual do digital analytics, vejo que muitos profissionais responsáveis por trazer análises estratégicas, algumas vezes, não conseguem acompanhar a expectativa de suas empresas e clientes em melhorar seus resultados.
Em muitos casos, isso ocorre por falta de uma metodologia que levante, teste, valide hipóteses, tal qual o método científico, e provoque o pensamento analítico.
Vou propor, aqui, uma metodologia muito conhecida e que pode ser um começo para a abordagem de problemas e desenvolvimento de um plano de ação, neste caso o 5w2H. Mas porque essa metodologia tem este nome? Vamos examinar os seus componentes:
What? – O que deve ser feito?;
Why? – Por que será feito, quais serão as justificativas?;
Where? – Onde será feito? Pode ser um local físico ou um endereço virtual;
When? – Quando será feito? Definição de prazos;
Who? – Por quem será feito? Atribuição de responsabilidades;
How? – Como será feito, quais serão os métodos envolvidos?;
How much? – Quanto custará realizar as alterações?
Se você fosse responsável pelos resultados de um e-commerce, um dos seus objetivos seria, entre outras coisas, garantir que a receita atinja uma meta estabelecida em um determinado período. Mas se isso não acontecer em uma determinada semana? Como você aplicaria esta metodologia para solucionar o problema?
Primeiro ponto a responder, What?: Fazer com que a meta de receita seja atingida.
Segundo ponto, Why?: Quais os motivos que levaram a não atingir a meta? Teria sido a campanha mal planejada ou um problema técnico onde a infraestrutura não suportou a carga de acessos?
Este ponto é um dos mais importantes, pois demanda levantar e validar as hipóteses que possam ter levado a um resultado ruim.
Terceiro ponto, How?: Que métodos deverão ser aplicados para melhorar o problema da campanha? Anunciar em outros canais? Criar novas peças? E para a infraestrutura? Aumentar a escala do servidor? Alterar um webservice que apresentou problema durante o período?
Naturalmente, muitos dos pontos da metodologia não terão resposta imediata. Por exemplo, a causa do problema é identificada, as soluções são sugeridas, porém ainda não se sabe o custo (How much?), nem prazo (When?), local (Where?) e quem será acionado (Who?), itens que possivelmente serão definidos em um segundo passo.
O assunto não se esgota neste artigo, nem com esta metodologia. Ao responder ao menos as perguntas What?, Why? e How? já se tem uma boa iniciativa para a criação de um plano de ação.
*Consultor na WA Consulting e faz parte do Comitê de Digital Analytics