Encontre a combinação perfeita entre objetivos, métricas e um bom parâmetro! O termo métrica e seu sinônimo, indicador, fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia e do cotidiano das empresas e agências.
E neste cenário é muito importante lembrarmos que estamos lidando com a primeira geração de adultos criada em contato direto com o mundo digital desde a infância.
Essa geração se difere de todas as outras e preza por valores como: liberdade, mobilidade, customização, velocidade e diversão.
Diante de características como estas, as métricas antigas podem não funcionar mais sozinhas e/ou precisam de interpretações mais complexas, considerando várias premissas e informações comportamentais, pois todas as interações do consumidor representam grandes oportunidades de análises, sendo assim o ideal é aplicar mais métricas, não se limitando apenas a uma metodologia ou ferramenta.
O mundo exige números, por isso os profissionais de marketing sentem-se na obrigação de mensurar tudo. Porém, as atuais tecnologias de mensuração ainda apresentam imperfeições.
O resultado é que acabamos mensurando o que é fácil de mensurar, em vez do que é certo. A todo o momento estamos medindo e avaliando.
O universo da web nos trouxe uma profusão imensa na possibilidade de medições, mas para que sejam eficientes ou cumpram um papel neste cenário midiático é preciso considerar outros dois termos de extrema importância e que têm recebido uma atenção bem menor no processo de avaliações e interpretações das métricas que são hoje divulgadas nas avaliações de campanhas ou demonstração de efetividades de portais, sites e redes sociais.
São eles o objetivo da ação e os parâmetros com os quais vamos dizer se temos um bom ou mau resultado, sejam eles com comparativos ou mesmo metas a serem alcançadas.
Em um cenário como esse, é preciso definir com cuidado e antecedência qual o objetivo principal de uma campanha ou site e com quais parâmetros vamos avaliar os resultados, quais as metas e o plano para monitorá-los.
É preciso muito cuidado, pois o mundo digital pode parecer o “paraíso das métricas”, já que é capaz de fornecer tantos números de imediato.
A verdade, no entanto, é que ele pode levar muitos profissionais de marketing a inverter seus objetivos para se adequarem às métricas.
*Andrea Costa do Nascimento é gerente de pesquisa e inteligência de mercado da Abril e membra do Comitê de Métricas do IAB. Entre em contato no andrea.costa@abril.com.br