Empresário começou na internet ainda jovem, e atualmente é o CEO da Banca Digital

Murilo Henare começou na internet como a maioria das pessoas: despretensiosamente, criando comunidades no Orkut e compartilhando memes no Twitter. Com o passar do tempo, Henare ficou conhecido por seus memes na rede do passarinho.

Com 17 anos, o atual empresário começou a produzir conteúdos focados no lançamento de músicas. Logo, ele passou a ser notado por artistas e pelas gravadoras, que começaram a trazer furos e novidades para que ele publicasse em primeira mão nas suas redes.

Atualmente, Henare mantém o mesmo padrão e negócio, mas liderando a Banca Digital, agência de marketing de influência integrada à Mynd que comporta 35 perfis de entretenimento do Instagram e Twitter. O projeto já rendeu trabalhos com grandes marcas, como Seara, Americanas, Vigor, Trident, Magazine Luiza, Ambev, dentre outras.

Ao lado de Fátima Pissara, fundadora e CEO da Mynd, a Banca hoje é composta por perfis como Gina Indelicada, Sou Eu Na Vida, Rainha Matos e Nana Rude, head de comunicação e responsável pela produção e curadoria dos conteúdos, e comercial. Murilo ocupa a cadeira de CEO e ainda atua no desenvolvimento de oportunidades estratégicas para as páginas, porém com um olhar mais macro devido a alta demanda de projetos.

Em que momento você percebeu que dava para ganhar dinheiro com isso?
Eu tinha muitos amigos de internet (perfis de memes), que assim como eu, passaram a receber propostas comerciais de forma mais esporádica, mas que se tornou um fluxo muito intenso de demandas. Diante dessa crescente, tive a ideia de juntar essas páginas em algo maior, e entendi o interesse de cada um nessa empreitada, que era a Banca Digital.

Em que momento você decidiu que queria ser o empresário e não o influenciador digital?
Depois que eu fundei a Banca, eu passei de fato a administrar um negócio de forma verdadeira, e diante desse flow de responsabilidades, a posição de empresário surgiu naturalmente. Posteriormente eu passei a ter ideia de novos negócios e projetos e entendi que era essa a posição que eu queria assumir de fato.

Você é o idealizador e dono da Banca Digital. O que é a Banca e como surgiu a ideia?
A Banca Digital é uma agência de marketing de influência integrada à atuação da Mynd no mercado, que reúne em seu casting os maiores perfis de memes, entretenimento e notícias das redes sociais. Por meio dessas páginas, produzimos conteúdo diversificado por meio de uma comunicação autêntica, e com alto poder de viralização. O tempo que fiquei à frente de uma página que eu criei no Twitter, me aproximou de outros perfis com o mesmo direcionamento de conteúdo, e por conta do meu timing em identificar memes para notícias, o que gerava alto engajamento nos posts, artistas e gravadoras passaram a nos notar. Por conta dessa relação com as páginas, e pela minha rapidez, eu assumia muitas vezes a administração de outros perfis além do meu, e comecei a gerenciar todas as demandas comerciais que passaram a chegar, e ao entender que era uma procura recorrente, e que estávamos ganhando dinheiro com essa produção de conteúdo, identifiquei uma oportunidade de crescer algo que começou de forma despretensiosa na internet, mas tinha um alto potencial de business.

Como a Banca Digital funciona?
A Banca Digital gerencia cerca de 35 perfis de memes, entretenimento e notícias das redes sociais para vendas de publicidade para as marcas, ou aquelas publicidades que sempre aparecem nos conteúdos engraçados e muito mais fáceis de viralizar e te dão aquela impressão de que “tá todo mundo falando sobre isso”. O projeto já rendeu trabalhos com grandes marcas, como Seara, Americanas, Vigor, Trident, Magazine Luiza, Ambev, dentre outras.

Você acredita que ter sido parte da internet, um nome conhecido nas redes, ajuda na gestão da banca?
Acredito que sim. Não esperava chegar onde estou de maneira tão rápida, mas sempre gostei muito desse universo dos memes e consumia demais esse tipo de entretenimento. No decorrer, passei a enxergar as redes sociais como uma forma de ganhar dinheiro, além disso, como uma pessoa nativa digital, sempre estou muito ligado às tendências de conteúdos e formatos e contribuindo para a preparação dos perfis que gerenciamos.

Qual foi a primeira empresa/marca que anunciou na Banca Digital? Como aconteceu esse contato?
Hipermercado BIG em um projeto piloto 2019 Black Friday

Atualmente, você é empresário, comanda a Banca, é sócio do Buzzfeed, presta consultoria para empresas e empreendedor. Como você organiza o seu tempo para dar conta de tudo?
Conto com uma equipe competente para lidar com os desafios e demandas do dia a dia. Na estruturação da empresa, investi em um time de liderança sendo além de mim, mais três diretores, sendo Amanda Amorim no cargo de diretora Administrativa, Felipe Filippelli no cargo de diretor comercial e Jonathan Balbuena, diretor de operações. Não poupo esforços para crescer e desenvolver a empresa mesmo que isso exija mais investimentos. Começamos com todo mundo fazendo todas as funções, e diante da crescente demanda por parte das marcas, vimos que era o momento de crescermos nosso time, que hoje conta com cerca de 30 colaboradores. Além disso, estamos investindo no desenvolvimento de novas áreas para que possamos atender a todas as demandas com mais possibilidades de ativação em nossos perfis.

Ao longo dos anos, a internet mudou e as redes sociais se tornaram negócios. Como você enxerga essa mudança e quais são as suas expectativas?
Para acompanhar os avanços e as transformações do mercado e da forma de consumir conteúdo nas redes sociais, o marketing de influência precisará criar, cada vez mais, experiências  imersivas e surpreendentes, que prendam o usuário desde o primeiro momento. Antes de falarmos de inovação e das novas tecnologias, precisamos estar preparados para criar conteúdos de impacto e com qualidade.