Começou nesta segunda-feira (23) a #MuseumWeek, onde 2.200 museus, galerias e instituições culturais de mais de 64 países vão se unir no Twitter para levar as atrações ao redor do mundo. A ação vai até domingo, 29 de março.
No Brasil, quase 60 instituições participam desta iniciativa, entre elas Museu de Arte Moderna de São Paulo (@mamoficial), o Museu de Arte do Rio (@museuarterio) e o Museu do Futebol (@museudofutebol). Os museus podem tweetar todos os dias com diferentes hashtags e também a #MuseumWeek.
Neste link é possível conferir todos os museus participantes. Confira algumas ações especiais!
– Um museu parisiense vai expôr a hashtag #MuseumWeek em tamanho gigante do lado de fora de sua porta de entrada. A hashtag irá se mudar para um local novo todos os dias.
– A Torre de Londres, que acabou de lançar seu novo perfil no Twitter (@TowerofLondon), vai celebrar com os guardas oficiais da Torre, The Body of Yeoman Warders, também conhecidos como ‘Beefeaters’, tweetando e tirando selfies em frente à icônica Torre de Londres.
– O Doosan Art Center (@DoosanArtCenter), na Coreia do Sul, renovou uma de suas paredes escrevendo #MuseumWeek com doces.
– Amsterdam, Paris, Madri… @contexttravel vai oferecer tours privativos e gratuitos em uma seleção de museus europeus durante a @MuseumWeek.
– Diversos museus ao redor to mundo irão organizar “Tweet ups” para visitantes tirarem fotos criativas e selfies com obras de arte para a hashtag #poseMW.
– Uma cápsula do tempo, hospedada na Cité des Sciences et de l’Industrie (@citedessciences), em Paris, irá arquivar todos os Tweets sobre a#MuseumWeek 2015. Trancada no final da semana, ela será exibida em diferentes museus da Europa até a sua abertura em 2035, como um testemunho para as gerações futuras de como a cultura era vinte anos antes.
– Em colaboração com o artista britãnico Marcin Ignac, o estúdio BRIGHT (@brightforme) está produzindo uma obra de arte digital baseada em Tweets sobre a #MuseumWeek. A obra de arte está disponível aqui. Ela será exposta em uma instalação dedicada no Cité de l’Architecture et du Patrimoine e exibida também em dispositivos touch screen em Paris. Museus também poderão criar suas próprias obras de arte e apresentá-las.