Reprodução

São Paulo completa 465 anos nesta sexta-feira (25). A cidade é um dos pontos artísticos mais efervescentes do Brasil. A propaganda e o marketing aproveitam esta característica há muito tempo.

Nos anos 70, por exemplo, a Alcântara Machado criou um clássico para a Antarctica. O filme contava com a presença do lendário Adoniran Barbosa e o anúncio eternizou a máxima: “viemos para beber ou conversar?”

Aliás, em 2012 a LG também aproveitou um clássico de Adoniran num filme especial para o Dia das Mães. Um dos versos mais famosos de “Trem das Onze” fortaleceu o comercial da marca. A criação foi da Y&R.

Adoniran se foi, mas seu legado musical permanece. Sua música influencia artistas contemporâneos que também cantam sobre a rotina de São Paulo. Um deles é Emicida. O artista criou o Rap do Motoboy para o iFood.

Outro que canta a rotina de São Paulo é Mano Brown, vocalista dos Racionais Mc’s. Recentemente, o rapper fez parceria com a Uber para promover o Lollapalooza Brasil, enquanto dirigia e buscava passageiros pelas ruas de São Paulo.

E quando a própria cidade vira música? Para divulgar o smartphone Galaxy A7, a Samsung criou a ação “Cidade Verso”. Desenvolvida em parceria com a Isobar, a marca contratou o produtor e músico Lucas Mayer, que transformou sons da cidade em uma música com videoclipe. Os sons que são escutados na canção foram captados pelo celular.

Obviamente, estes são só alguns exemplos de como música, São Paulo e propaganda podem ser combinados. Lembra de mais algum? Comente.