Para marcar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado no último sábado (21), o Geledés – Instituto da Mulher Negra lançou a campanha #MemóriaTemCor, criada pela Mutato.
A proposta da campanha é gerar mobilização no combate ao genocídio da população negra, e faz isso twittando um dado a cada 23 minutos – uma analogia à alarmante estatística de que, no Brasil, um jovem negro é morto a cada 23 minutos de acordo com a ONU Brasil e o Mapa da Violência.
A iniciativa refletiu a missão institucional de Geledés – Instituto da Mulher Negra, organização política de mulheres negras contra o racismo e o sexismo.
A campanha #MemóriatemCor durou 24 horas, entre os dias 20 e 21 de março, e os temas das postagens procuraram lembrar um passado que carrega as memórias e histórias de luta e sofrimento por parte da população negra, e foram frutos de uma curadoria de conteúdo que envolveu pesquisas sobre fatos históricos e dados sobre o genocídio, em que se buscou curiosidades, emoção e conscientização.
Também foram colhidos depoimentos e frases de vítimas que sobreviveram à violência estrutural e que, por meio de suas narrativas, ajudam a materializar o impacto de dados registrados no Brasil.
A campanha também abordou a pandemia do COVID-19 sob a perspectiva do recorte racial, lembrando que a população negra é uma das mais vulneráveis, pois está sujeita a descasos das autoridades e condições piores de saúde pública.
Ficha Técnica:
Título: #MemóriatemCor
Agência: Mutato
Cliente: Geledés – Instituto da Mulher Negra
VPs de Criação: Yuri Mussoly e Ícaro de Abreu
Diretor de Criação: Tiago Moralles
Criação: Tiago Moralles, Marcelo Vaz e Natália Carneiro
Atendimento: Aretha Teodoro, Bárbara Lima, Daniele Mattos e Eduardo Zanelato
Curadoria de conteúdo: Natália Carneiro e Carlos Santos Filho
Social Insights: Thalita Duarte (Twitter)
Mídia: Twitter
Produção audiovisual: Paulo Henrique Teodoro
Fotografia: Paulo Henrique Teodoro
Produção de áudio: Gabriel Soave